História, perguntado por dossantosmariani116, 10 meses atrás

explique em que medida o Darwinismo social pode ser relacionado com formas de racismo surgidas ao longo do século XIX​

Soluções para a tarefa

Respondido por gisnoia
102

Resposta:

O darwinismo social acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras.Nessa condição, as que se sobressaem física e intelectualmente devem e acabam por se tornar as governantes.Por outro lado, as outras - menos aptas - deixariam de existir porque não eram capazes de acompanhar a linha evolutiva da sociedade.

Explicação:

Exemplos:

Além das situações europeias citadas acima, destacamos como exemplo da teoria de Herbert Spencer o nazismo e o fascismo.

1 - A presença do darwinismo social é revelada no racismo no Brasil, que tem origem na época da colonização.

2 - Embora os brasileiros não admitam, grande parte deles discriminam os negros. O resultado desse comportamento é revelada nas estatística que mostram, por exemplo, que a grande parte da população carente no Brasil é negra.

3- O darwinismo social tem ainda lugar no neocolonialismo ou imperialismo (não nos modelos antigos, mas de um imperialismo contemporâneo).

4- A eugenia também trata do tema da evolução humana como fator de controle social. Foi criada por Francis Galton (1822-1911), que acreditava que a melhoria genética era determinante para a qualidade racial tanto no aspecto físico como no aspecto mental.

Respondido por EduardoPLopes
45

O Darwinismo Social, que é uma pseudociência, servia de "base teórica" para o "racismo científico" (que, por ter por base uma pseudociência, era na verdade o "racismo pseudocientífico), que foi um dos conjuntos de ideias mais influentes na Europa ao longo do Século XIX.

Estas ideias, que eram baseadas em distorções das observações que Darwin havia feito do mundo natural, tentando levar para a sociologia fatos da biologia, sem que estas coisas fossem adequadamente contextualizadas, servia para defender a ideia de que haveriam "civilizações superiores" e "civilizações inferiores", e que era um "direito e um dever" das "superiores" "educar" as "inferiores".

Isto, claro, eram apenas formas de disfarçar os interesses econômicos europeus e "justificar" as brutalidades que cometiam contra os povos nativos da África e da Ásia.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4726527

Anexos:
Perguntas interessantes