explique em que consiste o funcionalismo ou metodo comparativo de durkheim
Soluções para a tarefa
Daniel rodrigues de lima1
Émile Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia, onde busca definir o objeto, o método e suas aplicações.
Segundo esse pensador o objeto primordial da Sociologia são os fatos sociais. Estes possuem três características: coerção, exteriorização dos fatos sociais ao indivíduo e a generalidade do fato social.
A coerção é a força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, onde este deve se conformar com as regras que a sociedade lhe impõe, quando o indivíduo tentar se livrar dessa coerção esta fica evidente através de sanções que podem ser espontâneas e legais. Em que sanções legais seriam as leis, pois através delas se estabelecem infrações.
O funcionalismo, ou método comparativo, é uma perspectiva antropológica fundamentada, dentre outras coisas, na ideia de fato social, composta e conceituada pelo sociólogo Émile Durkheim.
Na perspectiva do autor, não há interioridade nos fatos sociais, isto é, eles não são frutos dos seres humanos, mas emergem externamente, existindo antes e fora dos indivíduos.
Neste sentido, o fato social exige certas funcionalidades sociais, na medida em que temos de lidar com eles de maneira automática, sem consentimento ou consciência deliberada.
Durkheim entendia como função social o papel exercido por uma parte dentro de um sistema. Se pensarmos em um corpo humano, por exemplo, associando a sociedade a este conceito, temos que: cada parte do corpo (da sociedade) tem uma função biológica (social).
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/17999489