Explique e dê exemplos detalhados de todas as relações interespecíficas
Soluções para a tarefa
As relações interespecíficas podem ser dividas em harmônicas e desarmônicas.
As harmônicas são:
-Protocooperação:
Espécies que possuem condições de viverem sozinhas, mas que se associam a outras, trocando benefícios, por exemplo: anêmonas-do-mar e caranguejo-eremita: estas se aproveitam dos restos de alimento do eremita que, por sua vez, se beneficia com os mecanismos de defesa das anêmonas (mais famosa)
-Inquilinismo: Espécies que vivem em outras espécies hospedeiras, sem prejudicar a última, como bromélias que vivem nos troncas das árvores em busca de luz solar.
-Comensalismo: Espécies que se beneficiam de outras em termos alimentares, e não causam problemas aos associados, por exemplo: urubus se beneficiando com os restos alimentares de animais carnívoros.
-Mutualismo: : Ambas as espécies se beneficiam e é indispensável à sobrevivência, uma vez que pode envolver trocas de alimentos e de produtos de metabolismo, por exemplo os fungos que auxiliam na absorção de raízes, e recebem produtos orgânicos desta.
As desarmônicas são:
-Predação: Uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal.
-Herbivoria: Animais herbívoros se alimentam de partes vivas das plantas, de modo que a planta saia prejudicada.
-Competição interespecífica: Duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente, por exemplo: raízes de plantas que competem por água e nutrientes.
-Amensalismo: tipo de competição, em que uma espécie prejudica a outra e sai vantajosa, como algumas raízes que liberam substâncias que impedem o desenvolvimento de outras plantas.
Parasitismo: Espécies parasitas que se hospedam em outras espécies, prejudicando assim a que está sendo parasitada, por exemplo: carrapato parasitando cães.