Explique e dê exemplos de:
VTD- Verbo Transitivo Direto
VTI- Verbo Transitivo Indireto
VTDI- Verbo Transitivo Direto Indireto
OD- Objeto Direto
OI- Objeto Indireto
Soluções para a tarefa
Há discussão entre os linguistas em torno do termo 'transitividade'. Esse processo ocorre não apenas a verbos, como também a outras classes gramaticais como substantivos, adjetivos, etc. Neste artigo, vamos tratar esse assunto com referência a verbos e, por ora, sem entrar em detalhes sobre os traços verdadeiros que caracterizam o termo 'transitividade'.
VTD, VTI
A gramática tradicional trata como verbo transitivo aquele que afeta o seu complemento:
(1) Pedro contou todas as moedas do cofrinho.
(2) Maira cortou o bolo de aniversário.
Verifica-se que em (1), de alguma forma o objeto (moedas) foi afetado pela ação do sujeito (Pedro), tanto quanto em (2), o objeto (bolo) foi afetado pela ação cometida pelo sujeito (Maira).
Compreende-se, portanto, que tanto em (1) quanto em (2) houve uma transitividade por conta do verbo: os dois polos (sujeito e objeto) foram conectados, e a ação verbal de alguma forma atingiu o núcleo do complemento, ou seja, o objeto.
Em (1) entre o sujeito (Pedro) e o objeto do complemento, isto é, o núcleo do complemento (moedas) não havia nenhum termo; neste caso, diz-se, então, que o verbo é transitivo direto (VTD ), e o núcleo do complemento exigido pelo verbo será o objeto direto.
Mas, se entre o sujeito e o objeto existir um elemento (preposição), o verbo será transitivo indireto (VTI) - a transitividade será indireta (a preposição impediu a livre transitação do sujeito para o objeto) e o núcleo do complemento exigido pelo verbo será o objeto indireto:
(3)Pedro precisa de descanso.
(4)O doente necessita de medicamentos.
OD e OI
Conclui-se: o complemento de um verbo transitivo direto (VTD) é o objeto direto (OD) e o complemento de um verbo transitivo indireto (VTI) é o objeto indireto (OI).
«O menino gosta de sorvetes.» (grifo é objeto indireto).
«O menino pulou o muro. (grifo objeto direto)
VTDI
Há verbos que necessitam de dois complementos para que a frase tenha sentido - são os verbos bitransitivos, isto é, são transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo. Dessa forma, eles precisam, para completar-lhes o sentido, de um objeto direto (OD) e um indireto (OI). Exemplos: verbos dar, emprestar, oferecer, pagar, entre outros:
(5) Dei-lhe dois livros e uma apostila.»
(6) Ofereci-lhe minha ajuda e ela recusou.»
Em (5), 'lhe' (a ela/a ele) corresponde ao objeto indireto e 'livros e apostila', objeto direto. Em (6), da mesma forma, 'lhe' (a ela) é o objeto indireto e 'ajuda', o objeto direto.
Resposta
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.
Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento por meio de preposição. Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.
vtdi = Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto).
Apresentou as condolências aos familiares.
Emprestei a coleção à minha colega.
Informei as datas dos exames ontem.
O menino ofereceu ajuda à senhora.
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.