Química, perguntado por bluelu, 1 ano atrás

explique determinadamente e resumidamente os principios da quimica

Soluções para a tarefa

Respondido por alsm62660
0
Boa tarde.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
No estado sólido, há volume definido e as moléculas do corpo se encontram praticamente paradas.
No estado líquido, o volume é definido pelo formato do corpo que o contém e as moléculas do corpo se encontram em movimento.
No estado gasoso, não há volume definido e as moléculas do corpo se encontram em movimento constante e aleatório.

LEIS PONDERAIS
CONSERVAÇÃO DAS MASSAS
A teoria do químico francês Antonie Laurant Lavoisier fala sobre a conservação das massas.
"Em um ambiente fechado, a soma das massas iniciais (reagentes) é igual a soma das finais (produtos)."
                 
PROPORÇÕES DEFINIDAS.
Também conhecida como Lei de Proust, químico de origem francesa, seu enunciado diz o seguinte: “Uma determinada substância pura contêm sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente da sua origem.”  
PROPORÇÕES MÚLTIPLAS
Enunciada pelo químico inglês John Dalton, relaciona-se com a estequiometria de uma reação química. “Se uma massa fixa de um elemento se combina com massas diferentes de um segundo elemento, para formar compostos diferentes, estas massas (diferentes) estão entre si numa relação de números inteiros pequenos.”  

LIGAÇÕES QUÍMICAS
Os elementos metálicos doam elétrons e os não-metálicos recebem elétrons....Está formado um composto iônico. Este é o conceito básico da ligação iônica, onde são obtidos os sais e as bases. Esses dois compostos, na presença de solução aquosa, se dissociam, liberando íons que serão responsáveis pela corrente elétrica.
Exs.: NaCl + H
₂O → Na⁺ + Cl⁻
        NaOH + H
₂O → Na⁺ + OH⁻

Já a ligação covalente, onde co significa igual, os elementos vão se unir pelo compartilhamento de 1 par ou mais de um par de elétrons. A regrinha é simples para formar um composto covalente (molecular):
H + H
H + não-metal
não-metal + não-metal
A ligação covalente pode ser chamada de simples (definida acima) e ligação covalente dativa, onde um par de elétrons é direcionado para outro elemento ficar com configuração estável.
Ex.: SO
₃ (trióxido de enxofre).
Aqui encontramos os ácidos, que em solução aquosa, se ionizam, liberando os íons que são responsáveis pela formação da corrente elétrica.
Ex.: HCl + H
₂O → H⁺ + H₃O⁺

A ligação metálica é definida como sendo um "mar de elétrons" que ficam em torno do átomo, garantindo assim a constituição da liga metálica.

MODELOS ATÔMICOS (FÍSICA CLÁSSICA)
O modelo de Rutherford não explicava a descontinuidade dos espectros, proposta pelo matemático e professor sueco J. Balmer, que introduziu uma expressão conhecida como série de Balmer, que é o conjunto de comprimentos de onda de um elemento. O que Bohr fez?
Analisando a série de Balmer, Bohr relacionou que as órbitas, expressas por um número inteiro, e essas órbitas chamou-as estados estacionários, uma vez que os elétrons poderiam ficam indefinidamente, sem perder energia.
Bohr, em sua teoria das órbitas, determinou que os elétrons podem perder ou ganhar energia, quando se movimentam nessas órbitas. Quando um elétron "cai" de um nível de maior energia para um de menor energia, ocorre emissão de energia, na forma de luz. Se o fenômeno é oposto, ocorre absorção de energia pelo elétron ir de uma órbita mais periférica para uma órbita mais central.
Para ajustar o modelo matemático, Bohr, além de utilizar a fórmula de Balmer, associou também a teoria de Planck (radiação do corpo negro), e ao efeito fotoelétrico, da teoria do quantum de luz, proposta por Albert Einstein.

MODELO ATÔMICO ATUAL
O modelo atômico está baseado no princípio da incerteza de Heisenberg, onde pode-se determinar a posição ou a velocidade do elétron, num determinado instante;
O princípio da dualidade de De Broglie, onde o elétron tem comportamento de matéria e de energia.

REAÇÕES DE DUPLA TROCA
Como ela ocorre?
Todo elemento químico ele possui cargas elétricas (positivas e negativas), chamadas de íons e durante uma ligação química, esses íons se atraem para formação de novas substâncias.
Analisando os reagentes, temos:                                           
NaCl (cloreto de sódio) é um composto iônico, onde:
Na^+ é um cátion, ou seja, perdeu elétron;
Cl^- é um ânion, ou seja, ganhou elétron.
 
H20 (água)
H^+ é um cátion, ou seja, perdeu elétron;
OH^- é um ânion, ou seja, ganhou elétron.
O raciocínio é o mesmo para os produtos.
HCl (ácido clorídrico).
H^+ é um cátion, ou seja, perdeu elétron;
Cl^- é um ânion, ou seja, ganhou elétron.
NaOH (hidróxido de sódio) popular "soda caustica".
Na^+ é um cátion, ou seja, perdeu elétron;
OH^- é um ânion, ou seja, ganhou elétron.


CONCENTRAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO
conceito de concentração (C), que é expresso da seguinte forma:
C = m / v
Onde:
m é a massa da substância
v é o volume da substância

QUÍMICA ORGÂNICA POSTULADOS DE KEKULÉ
Na verdade não são fórmulas, e sim postulados.
1º - O carbono é tetravalente, ou seja, o carbono possui quatro elétrons na sua camada de valência, podendo realizar 4 ligações covalentes.
2º - O carbono têm quatro valências livres.
3º - O carbono forma cadeias carbônicas.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes