Ed. Técnica, perguntado por Usuário anônimo, 4 meses atrás

Explique DETALHADAMENTE o processo de carregamento da fonte para os
elementos crivados e descarregamento do floema, dos elementos crivados para os

drenos, utilizando o modelo de fluxo de pressão gerado osmoticamente. Qual a

importância do xilema no processo?

Soluções para a tarefa

Respondido por JesusTeAma0
0

Resposta:

Olá

Processo de carregamento e descarregamento do floema

  • carregamento e descarregamento do floema via rota simplástico ou apoplástica). moléculas transportadas ocorre sempre via os plasmodesmas. Na via apoplástica de descarregamento (tanto o tipo 1 como o tipo 2), os assimilados têm que atravessar em pelo menos uma célula as membranas de uma das células.

  • O carregamento do floema faz o acúmulo de açúcares nos elementos crivados gerando um potencial de soluto negativo (ψs), com queda do potencial hídrico (ψw), assim a água entra nos elementos crivados aumento a pressão de turgor (ψp). Com o descarregamento do floema no dreno ocorre menor concentração de açúcares nos elementos crivados, aumentos o potencial de soluto, ficando positivo, assim o potencial hídrico do floema aumenta e assim a água deixa o vaso condutor. As placas crivadas são responsáveis por manter a diferença entre o gradiente de pressão entre a fonte e o dreno, isto porque ela aumenta a resistência durante a rota (Taiz & Zeiger, 2013). O conteúdo do floema é empurrado como um fluxo de massa, sendo que a água é movida contra um potencial hídrico da fonte para o dreno. O potencial de soluto não contribui para o movimento da água, mas influencia o potencial hídrico, dessa forma o transporte de água está relacionado com o gradiente de pressão e não com o potencial hídrico

  • Podemos dividir o carregamento em 3 diferentes fases:

Triose-P produzida na fotossíntese (nos cloroplastos) é transportada para o citossol, onde é convertida à sacarose. Durante à noite o amido deixa o cloroplasto, principalmente na forma de maltose, e é convertido à sacarose.

A sacarose do mesofilo se movimenta até as vizinhanças do floema, simplasticamente, de célula a célula. Esta fase é um transporte que envolve pequenas distâncias, isto é, algumas células, chamado de transporte de curta distância, a qual é provavelmente simplástica.

Em um processo chamado de carregamento do floema, os açúcares são transportados para os elementos crivados e células companheiras. Uma vez dentro dos elementos crivados, a sacarose é exportada. O transporte pelo sistema vascular é chamado de transporte de longa distância.

Os processos e de carregamento e descarregamento representam a força motriz para o transporte de longa distância, tendo grande importância para a produção agrícola. Uma vez que, a maior transporte de fotoassimilados para o dreno aumenta a produção de tecidos-dreno comestíveis, como os grãos dos cereais.

O carregamento do floema pode ser via apoplástica e a simplástica com aprisionamento de polímeros e simplástica passiva. O carregamento do floema não ocorre da mesma forma em todas as plantas. Em regiões de clima temperado e de clima árido predomina o carregamento apoplástico, mas em regiões de clima tropical úmido o simplástico

Espero ter ajudado!

BONS ESTUDOS

Anexos:
Perguntas interessantes