Biologia, perguntado por strawberry81709, 4 meses atrás

explique detalhadamente a expressão: quanto mais organismos vivos o solo tem mais fertil e produtivo ele é. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por nevczn
0

Resposta:

Documento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançado na última sexta-feira (dia 04) em Roma e que será apresentado amanhã (dia 08) na Embrapa Solos (RJ), revela que 33% dos solos do mundo estão degradados. Erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação estão entre os principais problemas. Entre outros prejuízos, como selamento da terra – que agrava as enchentes – e perda de fertilidade, os solos degradados captam menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças climáticas. Por outro lado, quando gerido de forma sustentável, o solo pode desempenhar um papel importante na diminuição das alterações climáticas, por meio do sequestro de carbono e outros gases de efeito estufa.

"Status of the World's Soil Resources" reúne o trabalho de cerca de 200 cientistas do solo de 60 países. A pesquisadora da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça, faz parte do conselho editorial e pesquisadores de outras unidades também participaram da publicação. O evento de lançamento do documento no País será no auditório da Embrapa Solos, a partir das 8h30, em cerimônia que contará também com a presença do ministro do TCU, Aroldo Cedraz, e do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic.

Somente a erosão elimina 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano, reduzindo significativamente a produtividade das culturas e capacidade de armazenar carbono, nutrientes e água. Perdas de produção de cereais devido à erosão foram estimadas em 7,6 milhões de toneladas por ano. Se não forem tomadas medidas para reduzir a erosão, haverá a diminuição total de mais de 253 milhões de toneladas de cereais em 2050. Essa perda de rendimento seria equivalente a retirar 1,5 milhão de quilômetros quadrados de terras na produção de culturas - ou cerca de toda a terra arável da Índia.

Explicação:

é isso

Perguntas interessantes