Explique detalhadamente a diferença entre 1-texto expositivo 2-texto argumentativo 3-E der exemplos através de fragmentos de textos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
que é um texto expositivo?
O texto expositivo se classifica como um tipo de texto e tem o objetivo de expor um conceito. Por isso, ele é bastante utilizado no ambiente escolar e acadêmico, onde são comuns as apresentações de pesquisas e a realização de seminários, por exemplo. Você também irá encontrar textos expositivos em dicionários e enciclopédias.
Por apresentar uma ideia ao leitor, esse tipo de texto costuma contar com boas descrições, além de apresentar recursos linguísticos como definição e comparação, por exemplo.
A partir de seu objetivo, um texto expositivo pode ser subclassificado de duas formas:
texto expositivo-argumentativo: além de conceituar algo, você irá usar argumentos para defender essa ideia;
texto expositivo-informativo: aqui, você irá apenas apresentar algo com o máximo de neutralidade possível. Veja o exemplo:
“O Ministério da Saúde estima que 2 em cada 5 pessoas atendidas nos hospitais sofreram agressões logo após efetuar um crime. Apesar das leis específicas para punir quem faz justiça por si mesmo, a vingança pelas próprias mãos aumentou segundo a mídia ‘Record TV’, mostrando que o problema ainda persiste.”
O que é um texto argumentativo?
Um texto argumentativo tem como principal objetivo convencer o leitor sobre as suas ideias. Para isso, você deverá utilizar estratégias argumentativas, como a apresentação de dados, citações, alusões históricas, dentre outras.
Agora, vamos a um ponto importante: no Enem, em grande parte dos vestibulares e em diversos concursos, o gênero textual cobrado é o dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que você deverá:
dissertar, ou seja, expor, apresentar informações, informar;
argumentar, defendendo um ponto de vista de modo a convencer o leitor.