Explique de quem maneira(s)a Companhia de Jesus foi relevante para o processo de colonização dos novos continentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao submeterem as populações aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populações nativas do território. Além disso, submetiam os mesmos a uma rotina de trabalho que despertava a cobiça dos bandeirantes, que praticavam a venda de escravos indígenas.
Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial. Os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado às escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.
Explicação:
A Companhia de Jesus foi relevante para o processo de colonização na medida em que difundiu as crenças, valores e práticas sociais dos europeus dentre os povos ameríndios, integrando-os aos esforços coloniais e com isto "conquistando" territórios.
Qual foi a importância da Companhia de Jesus na questão indígena?
Podemos dizer que os Jesuítas tiveram um efeito duplo nesta questão: por um lado as suas ações serviram para proteger a integridade física de muitos indígenas, já que os Jesuítas eram contra a escravidão indígena, mas por outro eles frequentemente destruíam as culturas e práticas indígenas no processo de aculturação.
Mais sobre a Companhia de Jesus em:
https://brainly.com.br/tarefa/22228881