explique de que forma a política dos governadores contribuiu para o fortalecimento das oligarquias estaduais
Soluções para a tarefa
A consolidação do modelo republicano federalista e a ascendência das oligarquias agrárias ao poder fez surgir um dos mais característicos fenômenos sociais e políticos do período: o coronelismo. O fenômeno do coronelismo expressou as particularidades do desenvolvimento social e político do Brasil. Ele foi resultado da coexistência das formas modernas de representação política (o sufrágio universal) e de uma estrutura fundiária arcaica baseada na grande propriedade rural. O direito de voto estava assegurado pela Constituição, mas o fato da grande maioria dos eleitores habitarem o interior (a população sertaneja e camponesa) e serem muito pouco politizados.
Devido a forte influência e poder dos coronéis era possível garantir a continuidade das oligarquias estatuais.
Política do coronelismo
O coronelismo foi marcado pela força militar que exercia sob a população brasileira. Formavam milícias com intuito de reprimir a sociedade e assim, manter a ordem social, preservando os seus próprios interesses.
Esse sistema foi aplicado durante a 1º República do Brasil, assim chamada de República Velha. Alguns método de repressão foram aplicado na população, um deles recebeu o nome de Voto de Cabresto.
O voto de cabresto tinha o objetivo de controlar o voto popular, afim de garantir o poder das oligarquias. A população era obrigada a votar no determinado candidato caso contrário, estaria sujeito a retaliação.
Para mais informações, acesse:
Voto de cabresto: brainly.com.br/tarefa/8536012