Explique de forma sintética o contexto histórico do surgimento da sociologia enquanto ciência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
França
Explicação:
A Sociologia surge como ciência na França, em meados do século XIX. Ela foi nomeada, primeiramente de “física social”, recebendo o nome de Sociologia posteriormente.
O filósofo Augusto Comte (1798-1857) foi o primeiro que sistematizou a Sociologia como ciência específica, utilizando como modelo o método das ciências naturais – química, física e biologia. Comte seguia o pensamento da corrente positivista, defendendo a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no Ocidente a partir do século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa, evidenciaram mudanças significativas na vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.
Assim surge a Sociologia em pleno século XVIII, com as primeiras pesquisas sociais e nas ideias gerais do Iluminismo, como forma de entender e explicar aquelas mudanças sociais. Por isso, a Sociologia é uma ciência datada historicamente e que seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
Resposta: Revolução Francesa
A Sociologia é uma ciência social que surge em consequência das ideias iluministas e da busca de diferentes intelectuais de compreender a sociedade e suas dinâmicas.
Explicação:
O nome “Sociologia” foi criado por Auguste Comte, também considerado o pai do positivismo. Comte observava uma transformação da sociedade europeia, mais especificamente da sociedade francesa, em que a sociedade militar e teocrática era substituída por uma sociedade industrial e científica (LALLEMENT, 2008, pg. 71).
Essa crise poderia ter consequências catastróficas, e a memória do que havia sido a Revolução Francesa ainda era muito recente para desejar que outras revoltas acontecessem. É assim que surge, no século XIX, a Sociologia, enquanto campo de estudos da sociedade e suas dinâmicas.