Explique de forma detalhada a sequência para o funcionamento da pilha de Daniell.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Pilha de Daniell é composta por um eletrodo negativo (ânodo) que cede elétrons para o eletrodo positivo chamado de cátodo. O ânodo é uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de zinco, enquanto que o cátodo é uma placa de cobre mergulhada em uma solução de cobre.
Explicação:
Com o circuito fechado, a lâmpada se acende e após, algum tempo, a placa de zinco é corroída e tem a sua massa diminuída, já na de cobre ocorre o contrário, sua massa aumenta . Nota-se também que há um aumento da concentração em mol/L dos íons Zn2+ e uma diminuição dos íons Cu2+.
Resposta:
A pilha de Daniell funciona com dois eletrodos interligados (sendo um de Zinco (Zn) e o outro de Cobre (Cu)). Cada eletrodo é um sistema constituído por um metal (no estado sólido, é claro!) imerso em uma solução aquosa de um sal formado pelos cátions (íons de carga positiva, por exemplo, Zn2+ e Cu2+) desse metal. Em um sistema desse tipo é estabelecido um equilíbrio dinâmico entre o elemento metálico e seu respectivo cátion.
Ânodo (polo - da pilha) = Zn(s) —> 2 e- + Zn2+(aq) (oxidação)
Cátodo (polo + da pilha) = Cu2+(aq) + 2 e- —> Cu(s) (redução)
Reação global da pilha = Zn(s) + Cu2+(aq) —> Zn2+(aq) + Cu(s)
Ponte salina = - No ânodo: a placa de zinco diminui de massa ao mesmo tempo que a concentração de cátions zinco em solução aumenta. - No cátodo: a placa de cobre aumenta de massa ao mesmo tempo que a concentração de cátions cobre em solução diminui.