Química, perguntado por YagamiLinn, 11 meses atrás

Explique como varia o raio atômico quando ele se transforma em um íon positivo (cation) e em um íon negativo (ânion). (Nesse caso, como ficaria o raio atômico em ambos casos).​

Soluções para a tarefa

Respondido por Aleske
3

Quanto maior o átomo (número de camadas) maior é o raio atômico. Se tiver mais elétrons, o raio atômico aumenta; se tiver mais prótons, o raio diminui.

Quando um átomo perde elétrons ele fica com excesso de cargas positivas (prótons) que exercerão uma força atraindo os elétrons (que agora estão em menor quantidade) para perto deles.

Quando um átomo ganha elétrons ele ficará com mais cargas negativas que positivas e o núcleo não conseguirá atraí-los com a mesma intensidade da situação anterior. Nesse caso o átomo aumentará de tamanho, já que as cargas negativas tendem a se afastar das positivas e o raio atômico irá aumentar.

Respondido por ediellycristina
0

Resposta:

Raio do ânion > Raio do átomo neutro

As duas situações apresentadas a seguir exemplificam bem o que ocorre com o raio de um íon:

1º) Átomo neutro de Sódio (11Na) e o cátion Sódio (11Na+)

Enquanto o átomo neutro de sódio apresenta onze prótons (esferas amarelas) e onze elétrons (esferas vermelhas), o cátion sódio apresenta onze prótons e dez elétrons.



Modelo de um átomo neutro do Sódio

Quando o átomo neutro do sódio perde um elétron, o raio sofre uma diminuição.



Modelo de um cátion do sódio

Observação: O terceiro nível não foi representado na imagem do cátion porque, como ele perdeu o único elétron que tinha, ficou vazio e, por isso, passou a ser desconsiderado, mas está presente.

2º) Átomo neutro de Fósforo (15P) e o cátion Fósforo (15P-3)

Enquanto o átomo neutro de fósforo apresenta quinze prótons (esferas amarelas) e quinze elétrons (esferas vermelhas), o ânion fósforo apresenta quinze prótons e dezoito elétrons.



Modelo de um átomo neutro do fósforo

Quando o átomo neutro do fósforo ganha três elétrons, o raio sofre um aumento

Perguntas interessantes