Química, perguntado por fetolotti2005, 8 meses atrás

explique como uma pequena quantidade de elementos da tabela periódica é possível obter um número tão grande de substâncias diferentes encontradas ao nosso redor:​

Soluções para a tarefa

Respondido por abc123420
1

Resposta:Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). Os elementos químicos podem ser chamados ainda de substâncias simples.

Um dado importantíssimo sobre a definição dada a um elemento químico é a de que, em hipótese alguma, ele pode sofrer decomposição, ou seja, não pode dar origem a novas substâncias simples, apenas participa da formação de novas substâncias compostas.

Um exemplo é o cloreto de sódio, que, por ser uma substância composta, pode ser decomposto na substância simples sódio (Na) e na substância simples cloro (Cl2) por meio da eletrólise ígnea. Esse fato não pode ocorrer com o gás Neônio (Ne), por exemplo, que é um elemento químico e, consequentemente, uma substância simples.

É importante ressaltar que um átomo isolado também representa um elemento químico. Na fórmula da água (H2O), por exemplo, temos dois átomos que representam o elemento hidrogênio e um átomo que representa o elemento oxigênio.

Os elementos químicos são representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas. Nessa sigla, devemos posicionar o número atômico do lado esquerdo inferior, como representado abaixo:

sigla do nome do elemento pode fazer referência a diversos aspectos, como o nome do elemento em latim, o nome do elemento em outra língua, o nome do descobridor, homenagem a um cientista, local da descoberta etc. Veja alguns exemplos:

Berílio - Sigla Be, que vem do grego Beryllos;

Boro - Sigla B, que vem do seu nome em árabe (buraq) e em persa (burah);

Cobalto - Sigla Co, que vem do alemão kobalt ou kobold (espírito maligno ou demônio das minas). Recebeu esse nome por causa da sua toxidade;

Sódio - Sigla Na, que vem do latim Natrium;

Estrôncio - Sigla Sr, em homenagem a uma vila escocesa denominada de Strotian;

Líti o- Sigla Li, que vem do grego Lithos (pedra);

Magnésio - Sigla Mg, chamado em grego de Magnésia em referência à região de Tessália;

Roentgênio - Sigla Rg, uma homenagem ao cientista Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu o raio X;

Califórnio- Sigla Cf, nome em homenagem à Universidade da Califórnia, onde ele foi sintetizado.

Vários são os elementos químicos conhecidos atualmente. Eles estão organizados em ordem crescente de número atômico na tão famosa Tabela Periódica, proposta por Moseley em 1913. Independentemente se são naturais ou sintéticos, muitos dos elementos químicos são importantíssimos, já que fazem parte da composição de milhares de substâncias químicas que envolvem a vida e o dia a dia do ser humano.

Construímos um espaço para você ter acesso a textos que falam sobre as características, funções, origens, utilizações e formas de obtenção de vários elementos químicos. Não deixe de conferir os textos dispostos logo mais abaixo!

:


fetolotti2005: poderia responder a pergunta ou resumir?
abc123420: Então não sou muinto bom em resumir é tudo bem complexo desculpe não poder ajudar
abc123420: Olha se ajuda: Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.

Por exemplo, observe a ilustração abaixo, em que há dois átomos. O primeiro, à esquerda, possui somente um próton no núcleo, sendo, portanto, um átomo que forma o elemento químico hidrogênio. Já o segundo possui número atômico igual a dois e, desse modo, representa outro elemento químico, o hélio.
Perguntas interessantes