Filosofia, perguntado por estudanteburra13, 9 meses atrás

Explique como segundo a mitologia grega, surgiu a política​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiamenegon14
1

Resposta:

Encontrei esse texto

Explicação:

Os filósofos gregos compreendiam a política como o ápice da realidade humana, como vida boa e virtuosa, a principal característica do homem livre. Acima da vida política está apenas a vida contemplativa, vivida pelos sábios, mas para os demais, o governo da cidade é o que há de melhor.

Qual é o papel do filósofo nessa história? A filosofia deve fornecer, nada mais nada menos, que a verdade, ou seja, os melhores conceitos possíveis para o governo das cidades. A filosofia e a política nasceram na mesma época, século VI a.c, daí vem o hábito de dizer que “a filosofia é filha da pólis”.  Nesse período, embora a cosmologia fosse o ponto alto dos discursos filosóficos, muitos pré-socráticos foram responsáveis pela administração de suas cidades. A política define a essência do homem.

Talvez os gregos não compreendessem a política como nós, ou melhor, na teoria pensamos de forma bem semelhante, mas na prática a coisa fica mais complicada. Para eles a política tinha por fim último a justiça comum. Percebam que a linha que separava a politicidade da consciência mítica era bem tênue, digo isso porque a primeira noção de justiça era extremamente mitológica e se dividia em três esferas:

Themis: A lei divina que ordena o universo;

Cosmo: A ordem universal estabelecida pela themis;

Dike: A justiça entre as coisas e os homens.

Precisamos entender que a justiça não era uma realidade isolada, ao contrário, ela representava tudo no mundo grego, ela era a ordem natural que governava o mundo.

Mais uma vez política e filosofia se cruzam! Aos poucos as noções que embasam a vida política foram se desvencilhando da consciência mitológica, ou seja, Themis e Dike deixaram o status divino, para serem apenas partes da justiça. Ainda não captaram? Vocês já devem saber que a democracia nasceu aí, o governo grego era democrático e pioneiro no quesito cidadania. Todos os cidadãos tinham direito à participação política, isso ocorria nas ágoras, praças públicas.  Eles decidiam no debate quem tinha as melhores ideias para conduzir a cidade.

Sabe onde a filosofia se encaixa? Ora, se era preciso um confronto na base do discurso, era preciso encontrar os melhores argumentos possíveis. Essa necessidade de ter argumentos colaborou de modo muito significativo para o surgimento e consolidação da filosofia.


leticiamenegon14: Obrigada por marcar como melhor!
Perguntas interessantes