História, perguntado por annapereira00, 11 meses atrás

explique como se deu o internacionalismo operário ?

Soluções para a tarefa

Respondido por kamillaasantoos
0

Resposta:

O movimento operário ficou mais intenso a partir do século XX, já que foi o período que a indústria se consolidou no Brasil.

Os operários, no início, tinham que trabalhar em ambientes insalubres, trabalhavam por longas  horas sem ter aumento pela quantidade de horas trabalhadas, não tinham direitos a praticamente nada.

O movimento operário começou a se  organizar a partir de concepções do socialismo e do anarquismo.  Foi com a  fundação de partidos políticos,   que os operários socialistas conseguiram arregimentar forças para reivindicar seus direitos.

Em 1917, houve uma greve no estado de São Paulo onde um operário foi morto. A morte  do operário gerou uma serie de movimentos grevistas pelo país. O governo Vargas, a partir de 1930 garantiu vários direitos aos trabalhadores com  a criação da Constituição de 1934. Na década de 40, os trabalhadores tiveram seus direitos assegurados pela CLT.

Respondido por leoalves37
0

Resposta:

Movimento Operário é um termo que se refere à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho. Em sentido amplo, abrange o conjunto dos fatos políticos e organizacionais relacionados ao mundo do trabalho e à vida política, social e econômica dos trabalhadores.

Explicação:

Em 1836, desencadeou-se uma crise industrial e comercial que lançou à rua milhares de operários. Organizou-se então a Associação dos Operários para a luta pelo Sufrágio Universal. Sufrágio foi o fim do voto censitário para todos os homens, (mulheres ainda não podiam votar). No ano seguinte essa associação elaborou uma extensa petição (Carta do Povo) para ser enviada ao Parlamento; surgiu o movimento denominado cartismo. Reivindicava-se o Sufrágio Universal, a igualdade dos distritos eleitorais, a supressão do censo exigido dos candidatos do Parlamento (que limitava essa possibilidade somente a burguesia rica e à nobreza), voto secreto, eleições anuais e salário para os membros do Parlamento (antes, somente os ricos possuíam condições de exercer a atividade política sem receber.

De 1838 em diante, o movimento cartista espalhou-se por toda a Inglaterra, ganhando a adesão maciça dos trabalhadores e ampliando a pauta de reivindicações nitidamente operárias: limitação da jornada de trabalho, abolição da Lei dos Pobres e fim das casas operárias.

Perguntas interessantes