Explique como se deu a trajetória histórica de surgimento da ciência política, desde os gregos até a Idade Moderna.
Soluções para a tarefa
Resposta:
isso dá um um livro inteiro, mas tudo bem.
Explicação:
-Na grécia, com os pré socráticos, sábios passaram a estudar a natureza, só em Sócrates (+ ou - 400a.C) o tema principal do estudo foi o próprio ser humano e como ele se relacionava com o próximo.
-Platão dissertou sobre Justiça, escrevendo obras sobre como a sociedade deveria se organizar. Mas era "idealista" (Criava uma ideia sobre coo DEVERIA ser, e não analisa como é)
-Aristóteles, também um tanto idealista, teve uma visão mais ampla que Platão, pois viajou junto com Alexandre o grande por grande parte da região da grécia e modificou o sistema de platão.
-Muitos outros ainda na idade antiga discutiram política, mas o momento que marcou uma grande diferença foi a idade das trevas.
-Teve também a idade das trevas, que, em resumo foi marcada pela grande dominação da igreja e tudo girando em torno de Deus, inclusive a política, o que trazia a ideia de ordem em sociedade baseada no medo de ir ao inferno cristão ou a bonificação de ganhar o paraíso.
-Depois disso vieram as reformas religiosas, e as contra reformas também. `Pessoas como Lutero questionando indulgências (e aplicando outras mas ok)
-Nesse período vieram Rousseau, dissertando sobre o ser humano e um novo conceito de política, baseado no ESTADO DE NATUREZA. ele estava supondo que, em algum momento, seres humanos viveram sem lei alguma, em completo caos, e o estado surgiu para manter a ordem.
-Muitos pensadores concordaram e modificaram ou refutaram essa ideia até que a revolução industrial novamente mudou drasticamente o mundo.
-Com ela, mais do que nunca, a economia foi fator importantíssimo agora incontestavelmente atrelado à política. Adam Smith (economista) dissertou bastante sobre isso e Karl Marx (filosofo político socialista) viraram grandes nomes três séculos atrás.
-Depois das duas grandes guerras, em especial com a guerra fria, surgiu a polarização, que é, basicamente a divisão do mundo entre teorias CAPTALISTAS e COMUNISTAS. O que gera bastante discussão.
Acredito que seja importante, antes mesmo de estudar friamente esses dois conceitos, fazer um estudo mais aprofundado da história da política, para, assim, entender como surgiram e os motivos pelos quais homens acharam que as ideias que pregavam eram razoáveis.