Explique como se deu a formação e a organização de Roma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Eneias, um dos mais importantes guerreiros de Troia e mais alguns troianos que sobreviveram à Guerra, foram parar na região do Láscio, na província Itálica. Chegando lá, Eneias se casou com a filha do rei latino local, Lavínia, e formaram uma descendência, criando o reino de Alba com a mistura do sangue troiano e latino.
Durante cerca de 500 ou 400 anos, o reino de Alba viveu em relativa paz, até o momento em que houve uma conspiração no interior da família pela herança do trono, que fez com que muitos varrões fossem assassinados e as moças fossem obrigadas a se tornarem vestais. Reia Sílvia, que era a filha do rei deposto e sobrinha do rei usurpador, e podia gerar varões herdeiros legítimos da realeza, foi obrigada a tornar-se uma vestal, mas acabou evolvendo-se com Marte - deus da guerra - e, desse relacionamento nasceram os gêmeos Rômulo e Remo.
O tio de Reia, rei de Alba, ciente da existência dos meninos, lançou-os no rio Tibre em um cesto de vime. Com o auxílio dos deuses, os bebês chegaram até o Palatino, onde foram acolhidos e amamentados pela Lupas Capitolina (Loba Capitolina), até o pastor Fáustulo encontrá-los e criá-los como seus próprios filhos.
Depois de adultos, Rômulo e Remo se dirigiram até Alba e assassinaram o rei culpado por tê-los separado de sua mãe. O reino de Alba desapareceu das fontes de informações, mas é possível que tenha persistido fragilizado pela crise política. Não há fontes de informação que atestem que os gêmeos tenham governado a cidade.
Rômulo e Remo decidiram fundar a própria cidade, na região do Láscio, no alto do Palatino, na planície do rio Tibre, no ano 753 a.C. de acordo com Catão, o velho. O local era desértico e pantanoso, isto é, precisou ser drenado e trabalhado para atrair indivíduos para a região, além dos albaneses que os seguiram após a morte do rei de Alba. Ademais, uma fronteira sagrada, conhecida como pomerium, foi estabelecida em torno da cidade.
Remo tinha o desejo de criar a cidade no monte Aventino e não no Palatino, onde foram encontrados por Fáustulo. Para Rômulo essa atitude era vista como desrespeitosa para com as fronteiras sagradas, então recorreram aos auspícios divinos. Os sinais foram ambíguos, os gêmeos acabaram brigando e Rômulo matou Remo. Vale destacar que apesar dessa atitude extrema por parte de Rômulo, ele não foi visto como mau, mas sim o vitorioso de uma disputa, visto que ele estava acima dos humanos comuns, pois descendia de Vênus e era filho de Marte, ou seja, era quase um deus.
Após matar Remo, Rômulo fundou Roma no alto do Palatino. Tornando-se o seu primeiro rei.