História, perguntado por aninhafms07, 6 meses atrás

explique como se deu a formação dos blocos: Eixo e aliados

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiamarttins
3

As Potências do Eixo (em alemão: Achsenmächte, em italiano: Potenze dell'Asse, em japonês: 枢軸国 Sūjikukoku), também conhecidas como Aliança do Eixo, Nações do Eixo ou apenas Eixo, foram um dos beligerantes da Segunda Guerra Mundial. Seus inimigos eram as forças Aliadas.

O Eixo nasceu dos esforços diplomáticos da Alemanha, Itália, e Japão para assegurar os seus próprios interesses expansionistas específicos em meados da década de 1930. O primeiro passo foi o tratado assinado pela Alemanha e pela Itália em Outubro de 1936. Benito Mussolini declarou a 1 de Novembro de 1936 que todos os outros países europeus passariam, a partir daí, a rodar no eixo Roma-Berlim, criando assim o termo "Eixo".[1][2] O segundo passo quase simultâneo foi a assinatura, em Novembro de 1936, do Pacto Anticomintern, um tratado anticomunista entre a Alemanha e o Japão. A Itália aderiu ao Pacto em 1937 e a Hungria e Espanha aderiram em 1939. O "Eixo Roma-Berlim" tornou-se uma aliança militar em 1939 sob o chamado "Pacto de Aço", com o Pacto Tripartite de 1940 a conduzir à integração dos objetivos militares da Alemanha, Itália e Japão. Como tal, o Pacto Anti-Concentração, o Pacto Tripartido, e o Pacto do Aço foram os acordos que constituíram a base principal do Eixo.[3]

O Eixo atingiu o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial, ocupando grande parte da Europa, África, Ásia e ilhas do oceano Pacífico. A guerra terminou em 1945, com a derrota do Eixo e dissolução da aliança. Assim como no caso dos Aliados, a constituição do Eixo foi fluida durante a guerra, com nações lutando ou não lutando ao longo das batalhas.

Perguntas interessantes