Explique como se dava o modo de produção na Mesopotâmia?
Soluções para a tarefa
A palavra “Mesopotâmia” vem do grego e significa “entre rios”. Mesopotâmia é o nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios: O Tigre e o Eufrates que deságuam no Golfo Pérsico. Situada entre a Europa, a Ásia e a África, a Mesopotâmia atraiu muitos povos, que ali se estabeleceram e criaram cidades prósperas.
A Caldéia era uma região no sul da Mesopotâmia, principalmente na margem oriental do rio Eufrates, mas muitas vezes o termo é usado para se referir a toda a planície mesopotâmica. A região da Caldéia é uma vasta planície formada por depósitos do Eufrates e do Tigre, estendendo-se a cerca de 250 quilômetros ao longo do curso de ambos os rios, e cerca de 60 quilômetros em largura.
Os Caldeus foram uma tribo (acredita-se que tenham emigrado da Arábia) que
viveu no litoral do Golfo Pérsico e se tornou parte do Império da Babilônia.
Esse império ficou conhecido como Neobabilônico ou Segundo
Império Babilônico. Seu mais importante soberano foi Nabucodonosor.
A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta do VI milênio a.C. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola, que se originou durante a Revolução Neolítica. O homem deixava de ser um coletor que dependia da caça e dos recursos naturais oferecidos, uma nova forma de domínio do ambiente é uma das causas possíveis da eclosão urbana na Mesopotâmia.
Atualmente os países que estão ocupando parte da Mesopotâmia são: Síria, Iraque, Turquia.