Saúde, perguntado por danyellsantos877, 7 meses atrás

explique como se aplica o princípio capitalista da livre concorrência na fabricação das vacinas de combate a covid19?

Soluções para a tarefa

Respondido por annelima2806
0

Resposta:

Jogo político e econômico por trás de vacinas é receita de desastre',

A corrida para obter a vacina contra a covid-19 avança a toda velocidade. Potências como Estados Unidos, China, Rússia e Reino Unido estão testando o poder de suas capacidades científicas e investindo o que for necessário para encontrar uma vacina que combata o vírus.

Como é impossível prever qual vacina terá sucesso primeiro, os países mais desenvolvidos passaram a comprar centenas de milhões de doses de diferentes laboratórios para tentar garantir o seu abastecimento.

“Ter descoberto uma vacina para a covid-19 colocará a marca no imaginário de toda a população mundial e, com isso, não só a sua vacina, mas todos os seus produtos se tornarão mais diferenciados, o que aumenta o poder que a companhia tem para formar seus próprios preços sem se preocupar muito com a concorrência”.

No mesmo sentido, diz que o primeiro laboratório a vender doses da vacina terá uma demanda inelástica, o que faz com que a empresa coloque no produto o maior preço possível, se assim desejar. Acredita-se, porém, que o monopólio do imunizante da covid-19 tende a durar pouco tempo.

“Imagina-se que as farmacêuticas vão acabar desenvolvendo essas vacinas em um período de tempo muito curto entre elas, porque todas estão buscando desenvolver isso rapidamente. A primeira a conseguir vai acabar ficando, apenas, com a reputação de ter sido a primeira, mas não vai ter tempo hábil de ter um retorno como monopolista”.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

Perguntas interessantes