Explique como os filósofos empiristas John Locke, George berkeley e david hume discordam e desmotivam as provas da existência de Deus de descartes.
Soluções para a tarefa
Descartes começou a questionar todas as verdades. “Penso, logo existo” “Cogito ergo sum”, dá ao sujeito, o indivíduo, o direito de questionar as tradições mantidas pela coletividade.
Uma das premissas de Descartes estavam a existência de Deus e o primado da razão. Estava convicto que todo conhecimento procede de idéias inatas, postas na mente por Deus e que correspondem aos fundamentos racionais da realidade
O empirismo de John Locke, George Berkeley e David Hume, como também de Francis Bacon e Thomas Hobbes, vai pelo caminho inverso, não há idéias inatas, nem conceitos abstratos, o conhecimento se reduz a impressões sensíveis e a idéias definidas como cópias enfraquecidas das impressões sensoriais, adquiridas pela experiência. Assim, consideram o conhecimento limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, como impossível.
Bons estudos!