Explique como os escravizados africanos no haiti conquistaram sua independência.
Soluções para a tarefa
A luta pela independência começou em 1791 e a independência só ocorreu em 1804, os escravos africanos estavam insatisfeitos com a exploração e maus tratos causando. As ideias revolucionárias francesas também pairavam sobre a cabeça deles, obviamente gerando rebeliões. Os revolucionários haitianos contaram com a liderança de Jacques Dessalines para derrotar as forças do exército francês e, finalmente, proclamar a independência do Haiti.
Resposta:
fizeram uma revolta
Explicação:
Foi no ano de 1791 que o líder Toussaint L’Overture instigou uma revolta dos escravos, por serem maioria. Assim, a estratégia foi dizimar a pequena parcela mandatária branca europeia que ali residia. As tropas francesas, então, foram acionadas. Resistiram por um tempo. O valoroso número de nativos, no entanto, conseguiu se sobrepor até mesmo aos soldados enviados por Napoleão. Os escravos haitianos ainda tiveram suporte de exércitos da Inglaterra e Espanha.
O líder da revolta, L’Overture, até chegou a assumir o governo do Haiti, no ano de 1801. Entretanto, o mesmo foi aprisionado pelas tropas napoleônicas logo a assumir a liderança oficial. Foi declarado morto dois anos depois, na capital Paris.
Os escravos, no entanto, seguiram em resistência após a morte do líder-símbolo da independência do Haiti. Já no ano de 1804 o antigo escravo Jean-Jacques Dessalines formou uma nova frente revolucionária. Ele assume o poder imperial da ilha, chamando-a, enfim, de Haiti. O nome fora escolhido em razão das primeiras populações nativas que ali habitavam.
A longa batalha, os louros da vitória e a independência do Haiti, no entanto, trouxeram severas consequências à nova nação. Apesar de livres das correntes francesas, os demais países que faziam negócios com o Haiti se afastaram. Temendo uma rebelião similar das colônias vizinhas, os pactos comerciais acabaram sendo encerrados. O mercado fechado acabou provocando uma forte crise econômica no país.