explique como os cnidócitos atuam na defesa e na captura de presas nos cnidarios???
Soluções para a tarefa
Explicação:
Cnidócitos são células que liberam um tipo de veneno que "queima" (pense nas queimaduras de água-viva, um cnidário). Essas células são usadas para fragilizar presas, tornando-as mais fáceis de capturar, e também como armas para a defesa do animal contra predadores ou outras ameaças.
Olá,
Os cnidocitos são o motivo para o qual este táxon ou grupo de animais recebem este nome, estas células possuem uma estrutura elaborada para a liberação de toxinas ou substâncias urticantes que podem capturar/paralisar a presa ou encostar e ajudar o cnidário a sobreviver de seu predador.
A maneira pelo qual isso funciona é assim: Quando o cnidário sente qualquer perturbação, seja ela estresse mecânico, uma outra substância que o pertuba, animais tentando predar o cnidário, enfim... Quando o cnidocílio que são cílios presentes nos cnidocitos detectam isso, um filamento que fica enrolado como se fosse uma mola dentro da célula, é expelido para fora, e é ali que a substância principal está presente que irá dar dano ao outro animal.
Ou seja, é como se ativasse um gatilho e o filamento saísse em direção ao animal que o perturbou. Esta parte é feita pelo nematocisto, que por sua vez é originado pelo aparelho de Golgi presente nos cnidocitos. A localização desses cnidocitos é interessante porque existem especies que possuem essas células nos tentáculos, outras que possuem na boca e outras nos dois.