Explique como ocorreu o encontro entre europeus e americanas
Soluções para a tarefa
A chegada dos espanhóis à América deu início a um período de violência e conquistas, mas não só. O encontro entre o Velho e o Novo Mundo implicou também um intenso processo de rupturas e transformações culturais que se mantiveram ao longo do período colonial, definindo as sociedades a ambos os lados do oceano. Desde o lento reconhecimento do outro até a adaptação às novas circunstancias, a disciplina pretende refletir sobre o debate historiográfico em torno das consequências da colonização.
Resposta:
A chegada dos espanhóis à América deu início a um período de violência e conquistas, mas não só. O encontro entre o Velho e o Novo Mundo implicou também um intenso processo de rupturas e transformações culturais que se mantiveram ao longo do período colonial, definindo as sociedades a ambos os lados do oceano. Desde o lento reconhecimento do outro até a adaptação às novas circunstancias, a disciplina pretende refletir sobre o debate historiográfico em torno das consequências da colonização. Neste sentido se tomará em consideração o significado das imposições, intercâmbios e adequações culturais a que esse processo deu lugar. Finalmente, se relacionarão estas mudanças com o surgimento de uma nova identidade criolla que se apropriou da natureza e do passado americanos em oposição às suas origens europeias.
Explicação:
Primeiros contatos entre indígenas e europeus
Os europeus e osindígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia. Quando os europeus chegaram ao Brasil já existiam habitantes naquele território? Mas é lógico que existiam habitantes! Eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região.
A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. Englobar toda a diversidade cultural indígena nesse nome generalizante