Explique Como Ocorreu A Formação De Portugal E Espanha
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A Península Ibérica foi continuamente ocupada desde a Pré-História. Em 29 a.C. era habitada por vários povos quando foi integrada no Império Romano. Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germânicos como os Visigodos e os Suevos, e no século VIII seria ocupado por muçulmanos. Os muçulmanos não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias, onde resistiram muitos refugiados; aí surgiria o Pelágio que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido para os muçulmanos. Foi assim que começou a Reconquista - movimento cristão com início no século VIII que visava à recuperação dos Visigodos cristãos das terras perdidas para os árabes muçulmanos durante a invasão da Península Ibérica.
Conforme iam reconquistando territórios, em confronto com os muçulmanos, iam-se formando reinos, o que mais tarde resulta na formação de Portugal e Espanha.
Portugal: Na altura a Península Ibérica era formada por quatro reinos: Leão, Castela, Navarra e Aragão; e ainda era maioritariamente composta por territórios pertencentes aos mouros.
O rei de Castela queria alargar os seus domínios e pediu ajuda a cavaleiros franceses. De entre eles destacaram-se D.Raimundo e D.Henrique de Borgonha na luta contra os Mouros.
Como recompensa pelos serviços prestados D. Henrique casou com D.Teresa, filha do rei de Leão e recebeu o Condado Portucalense para defender e administrar. Do casamento entre D. Henrique e D. Teresa nasceu D. Afonso Henriques. O maior desejo do Conde D.Henrique era transformar o Condado num reino independente, mas morreu sem o conseguir.
D Afonso Henriques lutou contra a mãe, D.Teresa (porque ela queria que o Condado se uni-se ao Reino da Galiza, reino que se tinha formado após a independência do reino de Leão) , pela posse do Condado e venceu-a na batalha de S. Mamede. Começou então, em 1128, a governar.
Para defender o território lutou contra os Mouros na batalha de Ourique e a partir daí considerou-se rei de Portugal. Como queria a independência do Condado Portucalense, D. Afonso Henriques lutou contra o seu primo D.Afonso VII, rei de Leão e Castela e venceu-o na batalha de Valdevez, em 1140. A pedido de D. Afonso VII foi assinada a paz.
Em 1143 realizou-se a Conferência de Zamora. Aí foi declarada a independência do Condado Portucalense que passou a chamar-se Reino de Portugal e a D. Afonso Henriques foi-lhe dado o título de rei.
Para alargar o território o rei lutou contra os Mouros e conquistou algumas cidades entre as quais Santarém e Lisboa.
Perguntas interessantes