História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Explique Como Ocorreu A Formação De Portugal E Espanha

Soluções para a tarefa

Respondido por laforbice10
35
Portugal formou-se no século XII e Espanha no século XV 
No século XI a península era ocupada por mouros (entre outros). 

A Península Ibérica foi continuamente ocupada desde a Pré-História. Em 29 a.C. era habitada por vários povos quando foi integrada no Império Romano. Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germânicos como os Visigodos e os Suevos, e no século VIII seria ocupado por muçulmanos. Os muçulmanos não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias, onde resistiram muitos refugiados; aí surgiria o Pelágio que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido para os muçulmanos. Foi assim que começou a Reconquista - movimento cristão com início no século VIII que visava à recuperação dos Visigodos cristãos das terras perdidas para os árabes muçulmanos durante a invasão da Península Ibérica. 

Conforme iam reconquistando territórios, em confronto com os muçulmanos, iam-se formando reinos, o que mais tarde resulta na formação de Portugal e Espanha. 

Portugal: 
Na altura a Península Ibérica era formada por quatro reinos: Leão, Castela, Navarra e Aragão; e ainda era maioritariamente composta por territórios pertencentes aos mouros. 

O rei de Castela queria alargar os seus domínios e pediu ajuda a cavaleiros franceses. De entre eles destacaram-se D.Raimundo e D.Henrique de Borgonha na luta contra os Mouros. 

Como recompensa pelos serviços prestados D. Henrique casou com D.Teresa, filha do rei de Leão e recebeu o Condado Portucalense para defender e administrar. Do casamento entre D. Henrique e D. Teresa nasceu D. Afonso Henriques. 
O maior desejo do Conde D.Henrique era transformar o Condado num reino independente, mas morreu sem o conseguir. 

D Afonso Henriques lutou contra a mãe, D.Teresa (porque ela queria que o Condado se uni-se ao Reino da Galiza, reino que se tinha formado após a independência do reino de Leão) , pela posse do Condado e venceu-a na batalha de S. Mamede. Começou então, em 1128, a governar. 

Para defender o território lutou contra os Mouros na batalha de Ourique e a partir daí considerou-se rei de Portugal. Como queria a independência do Condado Portucalense, D. Afonso Henriques lutou contra o seu primo D.Afonso VII, rei de Leão e Castela e venceu-o na batalha de Valdevez, em 1140. A pedido de D. Afonso VII foi assinada a paz. 

Em 1143 realizou-se a Conferência de Zamora. Aí foi declarada a independência do Condado Portucalense que passou a chamar-se Reino de Portugal e a D. Afonso Henriques foi-lhe dado o título de rei. 

Para alargar o território o rei lutou contra os Mouros e conquistou algumas cidades entre as quais Santarém e Lisboa. 


Respondido por ssilvaninha224
13

Resposta:espanha

Explicação:

ESPANHA - Nos séculos XI e XII, surgiram na Espanha os reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão, que disputavam territórios entre si. Nessas disputas de reinos, Castela e Aragão anexaram Leão e Navarra. Em 1469 ocorreu a unificação definitiva entre esses reinos, com o casamento de Fernando, rei de Aragão, com Isabel, de Castela, os chamados "reis católicos". A união desses reinos fortaleceu a luta dos espanhóis contra Granada, o último reino mouro (muçulmano) na região da península. Em 1492, ocorre a Tomada de Granada, que foi a expulsão definitiva dos muçulmanos. A partir daí a Espanha consolida o seu poder e tornar-se um dos grandes impérios marítimos da Idade Moderna, e parte em busca de novas terras. Justamente, no mesmo ano, Colombo chega às Américas financiado pelos "reis católicos"

Portugal:As terras reconquistadas dos Árabes eram transformadas em condados (territórios administrados por condes); do condado de Portucale ou Portucalense (século IX), Portugal originou-se como país. Portucale, era um feudo do reino de Leão, doado a Henrique de Borgonha, um cavaleiro francês que havia se destacado na luta de Reconquista. No ano de 1139, Portugal proclamou sua independência em relação do reino de Leão e iniciou sua expansão em direção ao sul da península.

Em 1383, parte da nobreza portuguesa se uniu a Castela para disputar a sucessão ao trono, mas foi derrotada por dom João, mestre de Avis (na Revolução de Avis). Dom João I assumiu o trono apoiado pelo setor mercantil, em 1385, pondo fim à dinastia de Borgonha e inaugurando a dinastia de Avis, que fortaleceria o poder da monarquia em Portugal e promoveria a grande expansão marítima.

Apesar das diferenças religiosas entre católicos e muçulmanos que habitavam a península, os portugueses foram muito influenciados pelas práticas muçulmanas de comércio e navegação.

Perguntas interessantes