Explique como ocorre os seguintes tipos de reprodução:
a)Binária ou Cissiparidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)A reprodução é definida em Biologia como a forma pela qual os organismos vivos produzem descendentes.
A partir de um organismo preexistente, é então produzido outro que carrega material genético daquele que o originou.
reprodução sexuada é aquela em que existe a presença de gametas e há a recombinação genética, que leva a uma maior variabilidade.
Esse tipo de reprodução, que ocorre, por exemplo, em plantas e animais, é considerado mais complexo quando comparado à forma assexuada.
Como exemplo de reprodução assexuada, podemos citar os processos de divisão binária, divisão múltipla, brotamento, fragmentação e propagação vegetativa.
Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido.
Nos organismos eucariontes, essa reprodução acontece por meio da divisão mitótica, um processo de divisão celular em que o DNA é copiado e distribuído de maneira igual para as células-filhas.
Nas bactérias, há a duplicação do DNA, um aumento da célula, a formação de um septo e uma posterior divisão celular, o que produz duas novas células.
Essa constrição leva à separação da cabeça e da região da cauda.
b)reprodução assexuada ocorre de diferentes formas, entretanto, é comum nos lembramos apenas da reprodução por divisão binária, na qual um organismo divide-se, dando origem a dois.
Todavia, como dito, existem outras formas de reprodução assexuada, como a divisão múltipla, propagação vegetativa, fragmentação, partenogênese e brotamento.
Na reprodução por brotamento, há o surgimento de pequenos brotos na superfície do organismo, característica essa que é sugerida pelo nome desse tipo de reprodução.
Esses brotos desenvolvem-se e dão origem a um novo organismo, que pode ser liberado no ambiente ou permanecer conectado ao organismo que o gerou.
Em animais, também é possível observar esse tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas espécies de poríferos.
Nos cnidários, um exemplo bastante clássico é o das hidras (figura no início do texto).
Nesses organismos, verifica-se a formação de uma massa de células no corpo do animal a partir de processos de mitose.
Essa massa celular origina uma pequena hidra, a qual se separa do corpo da hidra que a originou.
Nos corais pétreos, os brotos permanecem aderidos aos pais, gerando, nesse casso, colônias.
c)Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.
Dessa forma, o esporo consegue suspender completamente a sua atividade metabólica, sobrevivendo a situações adversas como calor intenso e falta de água.
No processo de formação do esporo, o cromossomo duplica-se e uma das cópias cromossômicas produzidas é isolada do restante da célula e envolta por uma membrana plasmática.
Os esporos bacterianos são muito relevantes para áreas de Medicina e indústria alimentícia, principalmente pelo fato de serem resistentes ao calor e à esterilização química, quando comparados com células em estado vegetativo, podendo contaminar alimentos e, consequentemente, provocar doenças.
Uma das formas de eliminar definitivamente os esporos é a autoclavagem, técnica pela qual materiais como roupas, alguns alimentos, instrumentos hospitalares e laboratoriais são tratados com vapor de água em elevadas temperaturas (acima de 120°C) durante um período de, no mínimo, 20 minutos, num aparelho denominado autoclave.
No rol das bactérias de interesse econômico que formam esporos pode-se mencionar o Bacillus anthracis, uma bactéria anaeróbia facultativa que causa a doença conhecida como antraz em gado bovino, ovino e equino, podendo eventualmente ser transmitida também a seres humanos.
Nas condições anaeróbias em que o alimento de encontra, os esporos germinam e originam populações de bactérias, que produzem a toxina botulínica, letal se ingerida.
d) Tipo de reprodução assexuada em que um ou mais fragmentos de um ser vivo se destacam, dando origem, cada um deles, a novos indivíduos iguais ao progenitor.
Explicação:
desculpa tanta coisa, mas quis deixar bem explicado