Explique como ocorre a transmissão do impulso nervoso em um neurônio, incluindo a
sequência de eventos na sinapse (considere as sinapses químicas- sinapses que
envolvem neurotransmissores e que são de maior distribuição)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A transmissão do impulso nervoso ocorre como uma onda de mudança de polarização da membrana do axônio. No meio extracelular, encontra-se uma maior concentração de íons sódio (Na+), o que faz com que a membrana, em sua face externa, apresente carga positiva e, em sua face interna, carga negativa.
Sinapse é uma junção especializada entre o neurônio e sua célula-alvo. É nessa região que os impulsos nervosos são transmitidos de uma célula para outra. A região da ramificação presente nessa junção é chamada de terminal sináptico. Durante a sinapse, o neurônio que transmite o impulso nervoso é denominado célula pré-sináptica, e a célula que recebe o impulso, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou célula muscular, é denominada célula pós-sináptica.
As sinapses podem ocorrer de duas formas:
- Sinapses elétricas: a corrente elétrica flui de um neurônio para outro por meio de junções gap (junções que formam canais citoplasmáticos, permitindo a comunicação entre células). Esse tipo de sinapse é comum em invertebrados.
- Sinapses químicas: a informação é transmitida de um neurônio para outro por meio de mensageiros químicos denominados neurotransmissores. O neurônio pré-sináptico sintetiza e empacota os neurotransmissores nas chamadas vesículas sinápticas. Com a chegada do impulso elétrico e a despolarização da membrana pré-sináptica, esses neurotransmissores são liberados. O neurotransmissor liberado estimula a membrana pós-sináptica do neurônio receptor, alterando sua permeabilidade e originando um novo impulso nervoso.