Explique como ocorre a osmorregulação em peixes de água doce e água salgada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Osmerregulaçao peixa água salgada
Para conseguir manter a quantidade de água e sais no interior do corpo o peixe de água salgada ingere uma quantidade consideravel de água do mar e eliminam de modo eficaz excesso de sal. Essa eliminação ocorre pelas celulas presente nas branqueas . Osmorregulaçao de peixe de agua doce.Para os de água doce eles evitam a entrada de água excessiva que garantam a quantidade de sais necessários para seu corpo
Os peixes de água doce possuem uma concentração salina no sangue maior que a concentração da própria água doce. A água entra em seu corpo osmoticamente e o sal é perdido por difusão. Os peixes de água doce são reguladores hiperosmóticos, ou seja, mantêm seu meio interno mais concentrado que o externo. A água é bombeada para fora através do rim opistonéfrico, o qual forma uma urina muito diluída. Além disso, peixes de água doce possuem células especiais de absorção, que mobilizam íons de sal a partir da água para o sangue. Esse mecanismo junto com o sal do alimento repõe o sal perdido por difusão.
Peixes marinhos são reguladores hiposmóticos, ou seja, possuem uma concentração salina no sangue mais baixa do que a concentração do meio externo, dessa forma, tendem a perder água e adquirir sal. Os peixes marinhos compensam a perda de água pela ingestão de água do mar, entretanto, a água marinha vem acompanhada de uma grande quantidade de sal desnecessário. Os peixes marinhos desenvolveram evolutivamente mecanismos para compensar esse problema, o sal indesejado pode ser secretado pelas células secretoras de sal, ou esse sal é deixado no intestino e neutralizado nas fezes.