Explique como ocorre a estagnação demográfica ou nascimento negativo. Exemplifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O deficit demográfico é um termo utilizado nos estudos sobre as populações para caracterizar aqueles territórios ou regiões que possuem um crescimento vegetativo negativo, ou seja, que apresentam taxas de mortalidade maiores do que as taxas de natalidade, de modo que esse valor não é compensado pelo saldo migratório. Isso significa dizer, em termos mais simples, que uma determinada localidade está, literalmente, perdendo habitantes. Essa situação faz-se presente em alguns países e pode ser uma tendência maior para a humanidade nos próximos anos.
O caso da Rússia
O deficit demográfico da Rússia é um dos exemplos mais comumente utilizados para ilustrar a questão dos países que perdem população. No caso russo, essa ocorrência está diretamente associada às transformações políticas e econômicas pelas quais o país vem passando desde o colapso da União Soviética no início da década de 1990.
No decênio em questão, além da profunda crise econômica pela qual o país passou, foi vivenciado um período de muitas incertezas em virtude da transição política para a abertura ao capitalismo e à economia de mercado, com o declínio do modelo de desenvolvimento com base em uma economia planificada. Com isso, a Rússia seguiu uma tendência histórica de diminuição nas suas taxas de natalidade, o que se agravou com a baixa expectativa de vida entre os homens, que não ultrapassava os 63 anos em 2010, ao passo que, entre as mulheres, a expectativa era de 75 anos.
Nos anos 1990, a população russa era de cerca de 148 milhões de habitantes. Atualmente, esse valor caiu para os 143 milhões, e a tendência, segundo as estimativas oficiais, é que a população diminua em 30 milhões até a década de 2050, a não ser que o país passe a adotar uma política natalista com maior rigor.
espero que ajude :)