Explique como ocorre a chegada da informação para a contração em todas as regiões de uma fibra muscular ao mesmo tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CONTRAÇÃO EM MÚSCULOS ESQUELÉTICOS
BIOLOGIA
A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina.
Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares. Essas fibras são compostas pela actina e miosina, proteínas com capacidade de contração e que formam filamentos finos e espessos, respectivamente.
Os filamentos ficam dispostos ao longo da fibra muscular e formam bandas claras e escuras. As claras são denominadas de banda I e são formadas apenas por filamentos finos. Já as bandas escuras são formadas por filamentos finos e espessos e são chamadas de banda A. A região mais clara dessa banda, onde são encontrados apenas filamentos de miosina, é chamada de banda H. Na região central dessa banda, existe ainda uma linha escura chamada de linha M.
Resposta:
A movimentação do nosso corpo é conseguida graças a uma série de movimentos do nosso sistema locomotor, sendo os músculos essenciais nesse processo graças à sua grande capacidade de contração. Entretanto, nem todo movimento do músculo leva ao deslocamento do corpo, sendo essa contração responsável também pelo processo de respiração, batimento cardíaco e outros.Os músculos podem ser classificados em três tipos: estriados esqueléticos, estriados cardíacos e não estriados ou lisos. Esses últimos apresentam contração involuntária, assim como os estriados cardíacos. Os músculos não estriados são encontrados em órgãos internos como a bexiga e útero, enquanto os cardíacos são encontrados no coração. O músculo estriado esquelético, por sua vez, apresenta contração voluntária e está associado ao esqueleto.
Explicação:
espero ter ajudado bom final de semana❣️