EXPLIQUE COMO O TRATADO DE VERDUN CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Tratado de Verdun foi um acordo celebrado entre os descendentes de Carlos Magno no ano de 843, na cidade de Verdun, localizada no nordeste da França, na região de Lorena.
Esse documento pôs fim à “Guerra Civil Carolíngia”, dividindo o vasto Império Carolíngio entre seus três netos.
Pós a morte de Carlos Magno, o Império Carolíngio conheceu a decadência, motivada pelas disputas territoriais entre seus herdeiros, Carlos, O Calvo; Luís, o Germânico e Lotário. Esse tratado marca o fim do Império Carolíngio e o enfraquecimento do poder real. Desta forma, com o império fragmentado e enfraquecido, ÁRABES, NORMANDOS, ESLAVOS E HÚNGAROS começaram a invadir os territórios. Estas invasões provocaram modificações na organização política, social e econômica da Europa Ocidental, isolada do Oriente devido o domínio muçulmano no mar Mediterrâneo ,desde o século VIII. Houve um processo de ruralização da sociedade. Os habitantes das cidades invadidas fugiam para o interior buscando proteção dos nobres. O comércio diminuiu e os nobres, que recebiam privilégios dos reis para ajudá -los a combater os invasores, tiveram seu poder aumentado. O Tratado de Verdum teve como conseqüências o fortalecimento do poder eclesiástico sobre os nobres, dando origem ao feudalismo.
O Tratado de Verdun contribuiiu para dar origem à Europa pq a partir da divisão do império surgiriam as potências Alemanha, França e Itália visto que cada um dos três netos de Carlos Magno receberam territórios que atualmente são as grandes nações citadas, por exemplo:
A Luis coube a França Oriental( atual Alemanha), a Carlos herdou a França Ocidental( atual França); Lotário ficou com o território do centro da atual Itália até o Mar do Norte, que se chamou Lotaríngia ou Reino de Lotário.