EXPLIQUE como o renascimento questiona o pensamento medieval .
Soluções para a tarefa
Sempre que fazemos referência ao movimento renascentista (séculos XV e XVI), perpetuamos a visão de que a Idade Média estava associada ao atraso; e o Renascimento, ao progresso. Esse entendimento atravessou séculos e influenciou a mentalidade moderna e contemporânea sobre o medievo europeu.
Dentro dessa perspectiva pessimista sobre a Idade Média, muitos estudiosos defenderam a ideia de que o Renascimento representou uma total ruptura com a Idade Média. Os renascentistas continuaram produzindo obras de arte com temas da religiosidade medieval, mas revalorizaram a cultura greco-romana: a filosofia, as artes, a racionalidade, a ciência, etc. Entretanto, renovaram na aplicação de outras técnicas, nas artes e na arquitetura, valorizando os princípios matemáticos (profundidade, racionalidade, perspectiva) em contraposição a uma pintura plana e sem perspectivas, aplicada na Idade Média.
O Renascimento cultural, artístico e científico trouxe um cenário de mudanças em relação ao mundo medieval. Os comércios e as cidades cresceram e prosperaram. Entretanto, ao analisarmos o contexto histórico em que surgiu o movimento renascentista, veremos que o mundo medieval era repleto de um sentimento de insegurança, provocado pelas infindáveis guerras e conflitos que ocorriam na Europa.
Resposta:
Os renascentistas continuaram produzindo obras de arte com temas da religiosidade medieval, mas revalorizaram a cultura greco-romana: a filosofia, as artes, a racionalidade, a ciência, etc. ... O Renascimento cultural, artístico e científico trouxe um cenário de mudanças em relação ao mundo medieval.
Explicação:
Espero ter ajudado.