História, perguntado por samuelkrezi222, 10 meses atrás

explique como o estudo do crânio de luzia afetou o debate sobre o povoamento da américa

Soluções para a tarefa

Respondido por pcinete2020
40

Resposta: Pesquisadores da Universidade de São Paulo e Harvard divulgaram nesta quinta-feira (8) uma descoberta que contradiz a principal teoria do povoamento da América. Com ajuda da extração de DNA de fósseis enterrados por mais de dez mil anos, ele puderam avaliar o código genético dos fósseis para descobrir quem são nossos antepassados.

"Até muito recentemente era praticamente impossível do ponto de vista técnico extrair DNA de ossos muito antigos. Porque no ambiente tropical que a gente vive há a degradação da matéria orgânica de forma geral e isso também se aplica ao DNA. Ela é muito intensa", disse André Strauss, Professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

O trabalho foi feito em conjunto pela USP, pela Universidade Harvard e pelo Instituto Max Planck, da Alemanha. Os cientistas estudaram nove ossadas humanas da região de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Dos mesmos sítios arqueológicos de Luzia, a ossada de uma mulher que teria vivido há mais de 11 mil anos e é considerada a primeira brasileira.

Explicação:


Thiagoh0724: Como é que Responde
Thiagoh0724: Resposta:A reconstituição científica do rosto de Luzia revelou traços muitos parecidos com os dos atuais africanos e aborígenes australianos,sendo distintos,portanto,dos traços dos povos de origem mongolóide.
Respondido por roseliamiller61
62

Resposta: antes desse estudo,eles acreditavam que as mulheres não eram extremamente importante, porém depois que foi melhor estudado, foi criado teorias que as mulheres tinham poder social nessas culturas ou ainda evidenciaria a realização de cultos em homenagem a divindades femininas.

Espero ter ajudado!!!!

Perguntas interessantes