Geografia, perguntado por bellacasa476, 5 meses atrás

Explique como o envelhecimento da população pode prejudicar a economia de um país. Em seguida, apresente possíveis formas de solucionar esse problema.

(Por favor, preciso realmente da resposta, agradeço à quem me ajudar!❤️)


bellacasa476: gnt, eu preciso principalmente das soluções...
jacksonvillage76: oi
bellacasa476: oi?
jacksonvillage76: esperai
bellacasa476: okayyy
kakashirataki1000: oi

Soluções para a tarefa

Respondido por jacksonvillage76
1

Resposta:

Porque causa o aumento da população sendo assim o governo pagado mais dinheiro para aposentados e a superpopulação nos países consumido mais alimentos também

Explicação:

acho que é isso ou eu não entendi sua pergunta


bellacasa476: Eu tbm preciso das soluções :)
jacksonvillage76: espera
kakashirataki1000: oi
Respondido por myrellaalvesda37
1

RESPOSTA:O processo de envelhecimento populacional ocorre de forma natural, mas com etapas diferentes e que levam tempo. Envelhecer não é algo tão simples, pois envolve:

melhoria na qualidade de vida;

previdência;

aposentadoria;

plano de saúde, entre outros.

Tais fatores fazem com que o ato de envelhecer seja uma preocupação social, perpassando todos os setores de políticas públicas.

Leia também: O que são pirâmides etárias?

Causas do envelhecimento populacional

O ato de envelhecer é natural, mas, para que ele ocorra, são necessários alguns fatores artificiais. É preciso também entendermos como alguns países atingem índices tão altos de populações idosas em seus territórios, algo conhecido como “transição demográfica” na Geografia Populacional.

Essa transição ocorre em etapas e depende de como se avalia a questão.

Primeira fase: as taxas de mortalidade e natalidade/fecundidade são elevadas quase na mesma proporção, sendo a primeira muito comum na população adulta. Essa fase era bem comum quando a medicina era menos evoluída e tínhamos péssimas condições sanitárias, com a rápida proliferação de doenças.

Segunda fase: as taxas de mortalidade sofrem leve queda, mas natalidade e fecundidade ainda continuam em alta, o que aumenta o número de crianças e a sobrevida da população jovem e adulta.

Terceira fase: todas as taxas (mortalidade, natalidade e fecundidade) diminuem, e a população adulta (consequentemente, a idosa) cresce a médios e longos prazos. Quando há a terceira fase, significa que melhores condições de vida foram instauradas: cidades planejadas, saneamento básico, investimentos em saúde e educação são alguns dos fatores que levam a essa fase.

Quarta fase: está concentrada no Hemisfério Norte do planeta, sendo experimentada por países pioneiros na industrialização. Essa fase traz preocupação, pois ocorre quando há um pequeno aumento da taxa de mortalidade em comparação à natalidade e fecundidade, mesmo com as três taxas sofrendo queda. Isso faz com que o crescimento populacional seja negativo, algo perigoso se pensarmos na população jovem e adulta como mão de obra integrante da População Economicamente Ativa (PEA), que sustenta os países.

Principais consequências do envelhecimento populacional

A população idosa necessita de cuidados mais específicos. Ao envelhecermos, nosso corpo não possui a mesma energia de antes, nem os órgãos funcionam com a mesma eficiência. Com isso, são necessárias políticas de saúde para esse segmento da população.

A atividade física é uma excelente forma de vivermos mais, com saúde e disposição.

A atividade física é uma excelente forma de vivermos mais, com saúde e disposição.

Os gestores da área da saúde devem pensar em estratégias e locais próprios para a população de idade avançada. Doenças crônicas, como as cardiovasculares e diabetes, e/ou deficiências que aparecem em virtude da faixa etária devem ser tratadas em ambientes especializados.

Além da saúde, há a questão previdenciária. Muitos países adotam o sistema de aposentadoria para quem atinge o status de idoso, que é algo extremamente importante para pessoas nessa fase da vida. No entanto, a aposentadoria gera gastos inevitáveis para o poder público com pagamentos de pensionistas e aposentados, o que preocupa as lideranças governamentais.

Nas cidades, o planejamento urbano também deve levar em consideração essa faixa populacional. Ruas e calçadas acessíveis, sinaleiros com maior tempo de travessia para pedestres são algumas soluções urbanas necessárias.

Veja também: Países com altos índices de desenvolvimento humano

Envelhecimento populacional no mundo

Há muito tempo o processo do envelhecimento era algo restrito e quase um privilégio, dadas as condições de subsistência. Desde as primeiras décadas do século XX, com avanços medicinais, planejamentos urbanos, saneamento básico, melhor nutrição e erradicação de algumas doenças, a população mundial passou a viver mais, em todos os cantos do planeta.

Todavia, alguns países experimentaram um aumento da população idosa de forma pioneira, como os países do Hemisfério Norte, nos quais o processo de urbanização e melhoria das cidades aconteceu ainda no século XIX.

 

Envelhecimento populacional na Europa

O continente europeu é uma das localidades do globo em que a quarta fase da transição demográfica acontece. Nos últimos anos, a Europa tem vivenciado um grande aumento da população adulta e idosa, bem como um leve declínio do percentual de jovens e crianças.

Desenvolvimento, urbanização e bons níveis de escolarização trazem significativas melhorias na qualidade de vida, o que torna o continente uma das regiões do planeta em que há os maiores índices de esperança de vida ao nascer

  • explicação: espero ter ajudado!!!!!!! se tiver como botar como mlr resposta vai me ajudar muito

bellacasa476: Obrigada Myrella! :)
marielyoliveirasilva: Oi Bella
marielyoliveirasilva: sou eu a Mariely
Perguntas interessantes