Explique como o COVID-19 se espalhou de forma tão rápida e atingiu tanta gente ao redor do mundo.
Soluções para a tarefa
Porém, o que mais contribui para que a pandemia se agrave é a rapidez com que o vírus se espalha. O principal problema é que mesmo pacientes sem sintomas são capazes de transmitir o vírus. Um estudo realizado por norte-americanos e chineses publicado no periódico Science apontou que dois terços das infecções foram transmitidas por pacientes sem sintomas.
Some a isso o fato de que o coronavírus é um vírus capaz de sobreviver até 72 horas em algumas superfícies, como plástico e alumínio. Isso torna as medidas de limpeza mais do que necessárias, mas só elas podem não ser suficientes para conter o avanço da pandemia.
Outra explicação: análises genéticas preliminares identificaram uma proteína na superfície do vírus que é capaz de infectar as células humanas com muita rapidez. O Covid-19 infecta as células atacando uma proteína chamada furina, a mesma atacada em casos de ebola e HIV. Como a furina está presente em vários tecidos humanos, isso significa que ela é capaz de atacar vários órgãos, especialmente os pulmões, o fígado e o intestino.
Portanto, diminuir o contato social é a medida mais urgente para conter a propagação. Sem as medidas preventivas os números poderiam ser ainda mais alarmantes e gerar consequências insustentáveis para os sistemas de saúde em todo o mundo.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/28169734#readmore
Resposta:
Explicação:
Existe um outro conjunto de vírus que têm comportamento semelhante, e alguns podem causar uma doença pior. O coronavírus é um deles. Nós já tínhamos alguns tipos de coronavírus o tempo todo entre nós. Geralmente a gente não pesquisa que vírus é que está causando uma doença a cada vez que as pessoas têm sintomas respiratórios. Então podem ser diversos, inclusive coronavírus comuns. Mas, alguns anos atrás, apareceu um primeiro coronavírus que tinha um comportamento diferente, e que também começou a se espalhar a partir da China, em 2003. Era um vírus que, além de se espalhar rapidamente, não tão rápido quanto esse agora, atingiu vários países, também em poucos meses, e causava uma doença grave. Atingiu vários países, um número total foi de mais ou menos 800, 900 casos; desses 800, 900, mais ou menos 80 morreram dessa infecção, ou seja, 1 para cada 10 morreram