História, perguntado por gio23, 1 ano atrás

explique como funcionava o regime parlamentarista que vigorou no Brasil durante o segundo reinado

Soluções para a tarefa

Respondido por JoseSoAn
127

Com Dom Pedro II no trono, o governo imperial passou a buscar uma reestruturação política e acabou por se basear no parlamentarismo britânico. Nesse sistema o Rei/Rainha tem uma função política “decorativa”, deixando as grandes decisões para o primeiro-ministro, de escolha do poder Legislativo.

 

No entanto, no Brasil, alteraram detalhes importantes. Dom Pedro II, por exemplo, possuia liberdade total na escolha dos integrantes do Conselho de Estado. Esse conselho, que em nível de autoridade, se situava abaixo do monarca, tinha o poder de escolha dos ministros. Mas, normalmente os atos do conselho simplesmente refletiam as intenções do imperador.

 

Ocorreram vários casos de fraudes durante eleições do poder legislativo, através da disputa de liberais e conservadores pelo poder. Estima-se que no período do Segundo Reinado, o gabinete tenha se reorganizado em mais de 30 vezes.

Respondido por bicoitogacha
6

Após a sucessão de Dom Pedro II ao trono, o governo imperial passou a buscar uma reorganização política, em última instância contando com o sistema parlamentar britânico. Nesse sistema, o rei / rainha tem uma função política "decorativa", cabendo ao primeiro-ministro escolher a legislação as principais decisões.

 

Porém, no Brasil, por exemplo, Dom Pedro II tem total liberdade para escolher os membros do Conselho de Estado. Este comitê abaixo do nível monarca tem o poder de escolher ministros. No entanto, o comportamento do parlamento reflete apenas as intenções do imperador.

Perguntas interessantes