Explique como funcionava a vida religiosa nas minas gerais no século XVIII e o que eram as irmandades dos pretos e pardos, referidas no texto.
Alguém pode me ajudar
Soluções para a tarefa
Resposta: Nessa época tanto o Estado quanto a igreja católica exerceram papéis secundários nas práticas religiosas. Em Minas Gerais não havia vínculo entre a instituição e seus devotos, esse papel de referência era realizado por diversos santos protetores.
Leigos e instituições sem evolvimento com o catolicismo fundaram uma religiosidade particular, as irmandades, era um espaço que aceitava todos brancos, negros, mulheres e homens, eles tinham como objetivo ajudar a comunidade. Obedeciam as regras da igreja e tinham suas contas verificadas anualmente por um dignitário religioso.
As irmandades surgiram para dar assistência a população a medida que eles foram se estabelecendo, já que não haviam construção de igrejas suficientes. Elas podiam ter qualquer um como membro, homens livres, escravos, mulheres, e para ser aceito deveriam ter uma boa conduta cumprir os deveres com a igreja e realizar uma ajuda financeira para a irmandade.