Explique como foram definidos os fusos horários e como são calculadas as horas a partir do fuso horário inicial (fuso que passa por Greenwich).
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Resposta: Para padronizar a hora internacional, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários, assim, por votação, estabeleceu-se que o Meridiano Zero passaria no Observatório Astronômico de Greenwich, na Inglaterra, próximo a Londres. Isto é, o Meridiano de Greenwich passa a ser a referência da hora oficial mundial, a chamada hora GMT (Greenwich Mean Time).
Explicação: No passado, antes do século XIX, as horas marcadas baseavam-se no movimento aparente do sol. Entretanto, o movimento de rotação da Terra não produz dias e noites iguais, e, por praticidade, adotou-se um tempo solar em que dia e noite tinham a mesma duração. Mas essa praticidade durou somente até o século XIX, quando as pessoas começaram a deslocar-se de um lugar para o outro com mais intensidade. Dentro de um mesmo país, viram que existia uma diferença de hora de um lugar para outro, e isso causava grandes transtornos.
Os fusos horários, ou zonas horárias, foram definidos por meio de uma reunião, na cidade de Washington, no ano de 1884. Nesse contexto, o mundo foi dividido em vinte e quatro fusos distintos.
O fuso referencial para a determinação das horas é o Greenwich, cujo centro é 0°. E a terra apresentando movimento de rotação de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, terá horas mais adiantadas nas regiões mais a leste de Greenwich.