História, perguntado por manuhoipcuxsb, 1 ano atrás

Explique como foi o retorno de Dom João VI e a pretensão de recolonizar o Brasil:

Soluções para a tarefa

Respondido por ailsonf620p86d4o
1

Resposta:

Com o passar do tempo, a população passou a se manifestar para que essa situação fosse mudada. Em 1820, ocorreu a Revolução Liberal do Porto, obrigando o rei D. João VI, que estava no Brasil, a retornar a Portugal. Em terras brasileiras, o rei deixou seu filho, Pedro, como príncipe regente.

Tentativas de recolonizar:

as Cortes, reunidas desde janeiro de 1821, trabalhavam pela recolonização. Muito antes da chegada dos deputados brasileiros eleitos, já haviam aprovado as bases da futura Constituição, convertida em decreto em 9 de março do mesmo ano. Insatisfeitas com a permanência do príncipe D. Pedro no Brasil, tomaram várias medidas para enfraquecer seu poder, pressionando-o a voltar para Portugal, propiciando assim a recolonização.

Os deputados enviados pelo Brasil chegaram a Lisboa entre agosto e setembro de 1821 e quase nada puderam fazer. Inferiorizados numericamente, não conseguiam defender suas propostas, nem evitar a aprovação das medidas recolonizadoras, pois eram impedidos de falar pelos deputados portugueses e vaiados pela multidão reunida nas galerias. Desejavam, e defendiam, a união, como declarava Muniz Tavares, exaltando a Revolução Constitucionalista: "A voz da independência, senhores, desapareceu no Brasil logo que raiou no horizonte de Portugal o novo astro". No entanto, não demoraram a perceber que as Cortes queriam colocar o Brasil em posição de subordinação a Portugal.

Os decretos recolonizadores das Cortes provocaram profunda insatisfação no Brasil. Durante o ano de 1821, marcado pelos trabalhos constitucionais, a agitação e o descontentamento cresceram. As atitudes das Cortes, recusando a paridade plena dos dois reinos, demonstravam ser impossível uma monarquia constitucional para o Reino Unido. Segundo a historiadora Emília Viotti da Costa, "À medida que as decisões das Cortes portuguesas relativas ao Brasil já não deixavam lugar para dúvidas sobre as suas intenções, crescia o partido da Independência".

Perguntas interessantes