Explique como foi o processo de industrialização na União Soviética no período stalinista e o que foi o Grande Expurgo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
A coletivização das terras soviéticas, a industrialização do país, a perseguição aos opositores por meio dos expurgos e a resistência ferrenha contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram acontecimentos marcantes durante esse período. Os crimes cometidos durante o stalinismo só foram denunciados após a morte de Stalin.
Características do stalinismo
O consenso dos historiadores é que o stalinismo foi um regime totalitário. Algumas das características básicas desse governo são:
- Economia controlada inteiramente pelo Estado;
- Governo discricionário, baseado unicamente nas vontades do líder;
- Culto à personalidade de Stalin;
- Criação de um grande aparato de propaganda política;
- Criação de um regime de terror que impôs perseguição aos opositores do regime;
- Perseguição à religião;
- Militarização da sociedade;
- Burocratização do serviço público;
- Imposição de censura etc.
Uma das primeiras grandes medidas promovidas por Stalin foi incentivar a industrialização da União Soviética. Esse plano do governo foi colocado no lugar da Nova Política Econômica (NEP), plano instituído por Lenin para promover a abertura da economia soviética.
Stalin pôs fim à economia de mercado e planificou a economia, ou seja, a economia soviética passou a ser inteiramente controlada pelo Estado. Foi assim que foi planejado o Plano Quinquenal, em 1929. Esse plano estipulava metas que deveriam ser alcançadas em até cinco anos; depois disso, haveria um novo plano quinquenal com novas metas.
Esse primeiro plano quinquenal estipulava metas como aumentar a produção industrial em 180%, a geração de eletricidade em 335% e a disponibilidade de mão de obra para a indústria em 35%|1|. O governo soviético alegou que essas metas foram alcançadas em 1932, assim, o primeiro plano quinquenal foi concluído com quatro anos.
Esse plano econômico criou uma grande pressão sobre os líderes e trabalhadores. O governo exigia que as metas fossem alcançadas a todo custo, o que criou ambientes de trabalho tensos, bem como levou os trabalhadores à exaustão.
A produção industrial da União Soviética aumentou consideravelmente, assim como aumentou o número de trabalhadores envolvidos com a indústria. Os primeiros planos quinquenais deram destaque a áreas da indústria pesada, como a siderurgia e a metalurgia, e priorizaram também a produção de energia elétrica.
O Grande Expurgo
O Grande Expurgo ou Grande Purga ou Grande Terror, também conhecido como ano de '37 e Yezhovschina, foi uma violenta campanha de repressão política na União Soviética que ocorreu entre os anos de 1936 a 1938 feita pelo Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, Josef Stalin.
Do comitê eleito no ano de 1934, 70% dos 139 membros foram eliminados. Fora isso, 80% dos militares recrutados antes da época de Stálin foram dados como desaparecidos. Entre os aniquilados, encontravam-se músicos, cientistas, escritores e artistas considerados como um perigo ao regime. Em 1937, o grande expurgo encontrou os comandantes do Exército Vermelho. Oitenta por cento dos coronéis foram mortos, chegando-se a um número de 90% no caso dos generais.
Bons estudos! Espero que tenha aprendido!!! :D