Explique como foi o processo de formação territorial dos Estados Unidos durante a primeira metade do século XIX.
Soluções para a tarefa
Na passagem do século XVIII para o XIX, os Estados Unidos recém-independentes, ainda formavam um pequeno país, que se estendia verticalmente entre o Maine e a Flórida e horizontalmente entre a costa do Atlântico e o Mississípi. O primeiro momento do processo de independência dos Estados Unidos, havia se iniciado efetivamente com a mobilização das 13 colônias, frente o fortalecimento fiscal estabelecido pela metrópole com o término da Guerra dos 7 Anos em 1763. Entretanto, os EUA, praticamente dobrariam de tamanho ao incorporar os territórios que se estendiam até as margens do Mississípi e que pertenciam à Inglaterra.
As 13 colônias e os primeiros territórios conquistados no oeste.
Expansão americana rumo ao oeste.
No primeiro censo, em 1790, o país já tinha 2,3 milhões de quilômetros quadrados e 3,9 milhões de habitantes, partindo de uma agressiva política de expansão territorial (que ficou popularmente conhecida como "Marcha para o Oeste" ou "Conquista do Oeste"), os norte-americanos em cerca de um século criam uma das maiores nações do mundo com uma área de 9,8 milhões de quilômetros quadrados. A Marcha para o Oeste significou, entretanto, para um outro povo, o seu fim. Os indígenas foram brutalmente exterminados e seus territórios, tomados.
O território dos Estados Unidos, com 9.372.614 Km², é o quarto maior do mundo, depois da Rússia, Canadá e China.
Esse espaço territorial começou a serdelimitado no século XVI com a chegada dos europeus (Espanha, França e Inglaterra) que deram início à conquista e à colonização, processos que se prolongaram por todo o século XVII.
Na primeira metade do século XVIII, já estavam constituídas as Treze Colônias inglesas da América do Norte, consideradas o princípio do que viriam a ser os Estados Unidos da América.
A declaração de Independência ocorreuem 4 de julho de 1776