Explique como foi o Parlamentarismo no Brasil
Soluções para a tarefa
O Sistema parlamentarista baseia sua legitimidade democrática através do uso do poder legislativo assim como o poder executivo onde eles estão interligados.
No Brasil este sistema vigorou durante o período do império e o segundo logo após ao processo de renúncia de Jânio Quadros, onde os anos foram respectivamente: 1847 a 1889 e o segundo de setembro de 1961 a janeiro de 1963.
Este sistema é diferente do presidencialismo onde no sistema de governo Presidencialista o Presidente da República é o chefe de estado e também chefe de governo, portanto tem plena responsabilidade política e muitas atribuições. Sendo eleito através de eleições diretas ou indiretas.
Resposta:
Explicação:Sistema parlamentarista, sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, em que o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo (representado pelo parlamento nacional); os poderes executivo e legislativo são, portanto, interligados neste sistema de governo. Em um sistema parlamentarista, o chefe de Estado é normalmente uma pessoa diferente do chefe de governo, em contraste ao sistema presidencial, onde o chefe de Estado muitas vezes é também o chefe de governo e o poder executivo não deriva a sua legitimidade democrática da legislatura.
Os países com sistemas parlamentares podem ser monarquias constitucionais, onde um monarca é o chefe de Estado, enquanto o chefe de governo (primeiro-ministro) é quase sempre um membro do parlamento (como no Reino Unido, Suécia e Japão), ou uma república constitucional , onde normalmente o presidente da república, é o chefe de Estado, enquanto o chefe de governo (primeiro-ministro) é regularmente membro do parlamento (como na Irlanda, Alemanha, Índia e Itália). Em algumas repúblicas constitucionais parlamentaristas, como Botsuana, África do Sul e Suriname, bem como em estados alemães, o chefe de governo também é o chefe de Estado, mas é eleito pelo parlamento e é responsável perante o poder legislativo.