História, perguntado por karenAraujo11, 1 ano atrás

explique como foi fundada a Igreja Anglicana porque o conflito entre a igreja católica e Anglicana ?

Soluções para a tarefa

Respondido por laisdis
26
O rei Henrique oitavo era casado com Catarina de Aragão, os dois tiveram uma filhA, depois disso a Catarina não conseguia engravidar, naquela época achavam q o problema para engravidar era com a mulher, e com isso a Catarina também prometia muitas terras para a igreja, esperando assim a recompensa de uma gravidez, Henrique XVIII não gostava muito de dar tantas terras de seu domínio para igreja, por mais que fosse católico fervoroso. Henrique acabou se apaixonando por Ana Bolena, que lhe prometia ter um filho homem caso se separasse de Catarina. Entretanto, quando o Henrique foi pedir o divorcio para o Papa, ele lhe negou, pois a igreja era contra divórcio. Henrique XVIII ficou p da vida e rompeu qualquer ligação com o Papa e a igreja católica, tomando as terras de volta e criando a igreja Anglicana no qual ele fez as regras (divórcio era permitido).
Respondido por Gisagisagisinha
5

Resposta:Causas da reforma anglicana

Henrique VIII se aproveitou da fragilidade da Igreja para ampliar seu poder. Para tanto, primeiramente pediu a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, tia de Carlos V, imperador do Sacro Império.

O Historiador Cláudio Vicentino, no seu livro História – Memória Viva, afirma que a questão da anulação do casamento de Henrique VIII foi apenas um pretexto para apoderar-se das terras da Igreja Inglesa, retirando assim a base do poder temporal da Igreja.

Henrique sabia que dificilmente a Igreja anularia seu casamento, pois os Habsburgos (família influente e com muitos soberanos na Europa) combatiam o movimento reformador e o papa não iria criar problemas para o sistema de poder internacional que o ajudava na luta contra a “heresia protestante”. Foi o que aconteceu. A Igreja Católica não anulou o seu casamento.

Retrato em óleo de Henrique VIII, o incentivador da reforma anglicana.

Henrique VIII

Diante desta negativa, Henrique VIII foi ao Parlamento e disse que seu casamento era uma questão de Estado, pois envolvia a sucessão ao trono e era inadmissível que um poder fora da Inglaterra (poder papal) se acreditasse capaz de decidir um assunto de competência do Estado. O Parlamento apoiou o rei que, em 1534, criou o Ato de Supremacia.

Por esse ato, foi criada uma Igreja do Estado, a Igreja Anglicana, os bens da Igreja Católica em território inglês foram confiscados e ficou definido que a autoridade máxima dessa nova instituição religiosa seria o rei, porém delegando esse função ao Arcebispo de Cantu

Explicação:

Perguntas interessantes