Saúde, perguntado por eyshilakauany95, 5 meses atrás

explique como foi criado as vacinas​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedroarthurfelice
0

Resposta:

Desenvolver uma vacina pode demorar anos, isso porque elas devem passar por rigorosas etapas de testes, todas com um objetivo diferente para entender como irão funcionar, quais os níveis de eficácia e segurança e possíveis eventos adversos.

Explicação:

Fase inicial: etapa exploratória

Na primeira fase, são realizadas pesquisas que identificam novas propostas de vacina. É quando são estudadas todas as possibilidades de quais estratégias são úteis para combater aquela doença.

2ª etapa: fase pré-clínica

Na fase pré-clínica são realizados estudos em células em laboratórios e a vacina também é testada em animais para avaliar sua segurança e potencial de eficácia para prevenir doenças.

3ª etapa: aprovação para fase clínica

Em seguida, se a vacina apresentar potencial para prevenir as doenças, poderão passar para as fases clínicas.

4ª etapa: fases clínicas

As fases clínicas são responsáveis por verificar a segurança, possíveis eventos adversos e eficácia nos seres humanos.

Fases clínica I                                                                                                            Na primeira fase, a vacina é administrada em um pequeno número de voluntários sadios. O objetivo é avaliar a segurança da vacina e quaisquer eventos adversos que possam ocorrer.

Fases clínica II

Na segunda fase clínica, são estudados centenas de voluntários.  

Os participantes dessa fase têm as mesmas características das pessoas para as quais a vacina se destina. Nesta etapa, alguns voluntários recebem a vacina e outros o placebo.

É nessa fase que é analisada a imunogenicidade da vacina, que é a capacidade de estimular a produção de anticorpos e células contra o vírus ou bactéria.

Fases clínica III

Na fase clínica III, a vacina é administrada em milhares de voluntários, onde uns recebem a vacina e outros o placebo. O objetivo durante essa etapa é demonstrar a eficácia do imunizante após os resultados das pesquisas feitas nesse grupo de pessoas.

Fases clínica IV

Para passar para a fase clínica IV, a vacina precisa ser avaliada pelos órgãos regulatórios do países, que são os responsáveis por liberar a produção e o processamento final do imunizante.  

5ª etapa: produção e processamento final

Essa é a fase em que as vacinas começam a ser produzidas e inicia-se o processamento final que acontece em três etapas: envase, liofilização, rotulagem e embalagem.

Envase: Acontece quando é feita a transferência a granel dos tanques de aço inox para os frascos de vidros. Os frascos são devidamente esterilizados e bem fechados para que sejam transportados em segurança.

Liofilização: é um processo de desidratação em que o produto é congelado a vácuo e o gelo formado, sublimado. Este processo garante uma maior estabilidade das vacinas. Após a conclusão desse processo, os frascos são direcionados para uma máquina de aplicação de um selo de alumínio que lacra cada frasco individualmente e depois são armazenados em câmara fria até a última fase.

Rotulagem e embalagem: Os frascos recebem rótulos que identificam o número de lote, data de fabricação e validade do produto.

É importante dizer que vacina e soro têm o mesmo objetivo, mas são dois tipos de imunizações diferentes.  

O objetivo da vacina é induzir uma proteção de longa duração. Já o do soro é fornecer anticorpos já prontos que possam impedir que um vírus cause sintomas na pessoa que já entrou em contato com um determinado agente infeccioso.

Perguntas interessantes