Explique como foi a ascensão de Felipe II após o fim da guerra do peloponeso.
Soluções para a tarefa
batalha em terra com o superior exército espartano. Atenas confiava em sua frota de trirremes para invadir o Peloponeso e proteger seu império e suas rotas comerciais, mas foi gravemente surpreendida pela deflagração da peste, em 430 a.C., que matou cerca de um terço da população, inclusive Péricles. Apesar disso, a frota teve boa performance e foi estabelecida uma trégua de um ano, em 423 a.C.. A Paz de Nícias foi concluída em 421 a.C., mas Alcibíades liderou um movimento de oposição a Esparta no Peloponeso; suas esperanças esvaneceram-se com a vitória de Esparta em Mantinéia, em 418 a.C..
Ele foi também o principal defensor de uma expedição à Sicília (415-3 a.C.), que visava derrotar Siracusa e que resultou em completo desastre para Atenas. A guerra foi formalmente retomada em 413 a.C.; a fortificação de Decélia, na Ática, pelos espartanos, e revoltas generalizadas entre seus aliados pressionaram Atenas, que havia perdido grande parte de sua frota na Sicília e estava falida e atormentada por convulsões políticas. Apesar disso e graças, em grande parte, a Alcibíades, a sorte de Atenas ressurgiu, com vitórias
navais em Cinosema (411 a.C.), e Cícico (410 a.C.), e com a reconquista de Bizâncio (408 a.C.). Houve mais uma vitória em Arginuse, em 406 a.C.. A partir de então, o apoio financeiro da Pérsia a Esparta e as habilidades estratégicas e táticas do espartano Lisandro
alterou a balança. A vitória espartana em Egospótamos e seu controle do Helesponto subjugaram Atenas, pela fome, até a rendição, em abril de 404 a.C.. Seguiu-se imediatamente um golpe oligárquico, apoiado por Esparta, e o reino de terror da 'Tirania dos Trinta'. A democracia foi restabelecida em 403 a.C..
Espero ter ajudado
Felipe II foi um rei da Macedônia de 359 até 336 a.c. Ele sucedeu seu pai, Perdicas III, no trono macedônico. Estabilizou o reino e suas guerras tinham o objetivo de submeter toda a Grécia à sua hegemonia.
Felipe II venceu a Grécia na batalha de Queronéia e tornou soberano dos Estados Helênicos em 338 a.c.
O domínio Macedônico ocorreu após a Guerra do Peloponeso, pois os enfraquecidos pela guerra, os gregos não conseguiram impedir a invasão de Felipe II.
O que foi a Guerra do Peloponeso?
Foi uma guerra entre Atenas e Esparta, duas cidades-estados gregas, pela soberania na Grécia. A guerra teve duração de 30 anos e desgastou as cidades-estados. Esparta foi vitoriosa na guerra, mas estava enfraquecida pelos esforços cobrados pelo longo conflito.
A Guerra do Peloponeso pôs fim ao período de hegemonia da democracia ateniense.
Felipe II da Macedônia
- Estabeleceu colônias.
- Dominou a região mineira de Pangeu.
- Criou a moeda Filípia.
- Fortaleceu o exército.
- Por meio de invasão, submeteu a Grécia ao seu domínio.
- Poder unificado.
- Era um grande conhecedor da cultura grega.
- Contratou Aristóteles para educar seu filho, Alexandre III.
Felipe II foi assassinado em 336 a.c. e seu herdeiro Alexandre III assumiu o trono. Alexandre III ficou conhecido por ser um talentoso guerreiro macedônico.
Leia sobre a Macedônia: https://brainly.com.br/tarefa/26812040
#SPJ2