História, perguntado por mell140, 1 ano atrás

Explique como foi a ascensão de Felipe II após o fim da guerra do peloponeso.

Soluções para a tarefa

Respondido por renatasalbego8
193
Conflito entre Atenas e Esparta, ocorrido entre 431 e 404 a.C.. Sua história foi detalhadamente registrada por Tucídides e Xenofonte. De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o mesmo despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas. Esparta invadiu a Ática com seus aliados em 431 a.C., mas Péricles persuadiu os atenienses a se deslocarem para trás das 'longas muralhas' que ligavam Atenas a seu porto, o Pireu, e a evitar uma 
batalha em terra com o superior exército espartano. Atenas confiava em sua frota de trirremes para invadir o Peloponeso e proteger seu império e suas rotas comerciais, mas foi gravemente surpreendida pela deflagração da peste, em 430 a.C., que matou cerca de um terço da população, inclusive Péricles. Apesar disso, a frota teve boa performance e foi estabelecida uma trégua de um ano, em 423 a.C.. A Paz de Nícias foi concluída em 421 a.C., mas Alcibíades liderou um movimento de oposição a Esparta no Peloponeso; suas esperanças esvaneceram-se com a vitória de Esparta em Mantinéia, em 418 a.C.. 
Ele foi também o principal defensor de uma expedição à Sicília (415-3 a.C.), que visava derrotar Siracusa e que resultou em completo desastre para Atenas. A guerra foi formalmente retomada em 413 a.C.; a fortificação de Decélia, na Ática, pelos espartanos, e revoltas generalizadas entre seus aliados pressionaram Atenas, que havia perdido grande parte de sua frota na Sicília e estava falida e atormentada por convulsões políticas. Apesar disso e graças, em grande parte, a Alcibíades, a sorte de Atenas ressurgiu, com vitórias 
navais em Cinosema (411 a.C.), e Cícico (410 a.C.), e com a reconquista de Bizâncio (408 a.C.). Houve mais uma vitória em Arginuse, em 406 a.C.. A partir de então, o apoio financeiro da Pérsia a Esparta e as habilidades estratégicas e táticas do espartano Lisandro 
alterou a balança. A vitória espartana em Egospótamos e seu controle do Helesponto subjugaram Atenas, pela fome, até a rendição, em abril de 404 a.C.. Seguiu-se imediatamente um golpe oligárquico, apoiado por Esparta, e o reino de terror da 'Tirania dos Trinta'. A democracia foi restabelecida em 403 a.C.. 

Espero ter ajudado 
Respondido por Guimasf
2

Felipe II foi um rei da Macedônia de 359 até 336 a.c. Ele sucedeu seu pai, Perdicas III, no trono macedônico. Estabilizou o reino e suas guerras tinham o objetivo de submeter toda a Grécia à sua hegemonia.

Felipe II venceu a Grécia na batalha de Queronéia e tornou soberano dos Estados Helênicos em 338 a.c.  

O domínio Macedônico ocorreu após a Guerra do Peloponeso, pois os enfraquecidos pela guerra, os gregos não conseguiram impedir a invasão de Felipe II.

O que foi a Guerra do Peloponeso?

Foi uma guerra entre Atenas e Esparta, duas cidades-estados gregas, pela soberania na Grécia. A guerra teve duração de 30 anos e desgastou as cidades-estados. Esparta foi vitoriosa na guerra, mas estava enfraquecida pelos esforços cobrados pelo longo conflito.

A Guerra do Peloponeso pôs fim ao período de hegemonia da democracia ateniense.

Felipe II da Macedônia

  • Estabeleceu colônias.
  • Dominou a região mineira de Pangeu.
  • Criou a moeda Filípia.
  • Fortaleceu o exército.
  • Por meio de invasão, submeteu a Grécia ao seu domínio.
  • Poder unificado.
  • Era um grande conhecedor da cultura grega.
  • Contratou Aristóteles para educar seu filho, Alexandre III.

Felipe II foi assassinado em 336 a.c. e seu herdeiro Alexandre III assumiu o trono. Alexandre III ficou conhecido por ser um talentoso guerreiro macedônico.

Leia sobre a Macedônia: https://brainly.com.br/tarefa/26812040

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes