explique como ficou o Brasil na Guerra fria
Soluções para a tarefa
Explicação:
Com o pós-Guerra Fria, houve o surgimento da expressão “Globalização” e os Estados Unidos se transformaram numa potência, praticamente inalcançável. No decorrer dos conflitos entre os capitalistas e socialistas, cerca de 60% da riqueza mundial estava em poder dos norte-americanos, pois, eles dominavam sobre todos os outros.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Promoveu uma política entre o Brasil e a União Soviética, o que desencadeou atritos com as lideranças políticas, econômicas e militares do Brasil.
Em fevereiro de 1964, Jango anunciou as reformas de base, que consistia num conjunto de reformas sociais que incluía a reforma agrária. Sua política preocupou bastante a classe burguesa do Brasil e os investidores estadunidenses, esse clima era propício para um golpe de estado. Em 31 de março de 1964, o presidente foi deposto por um golpe militar que teve apoio decisivo da elite então, instalou-se no Brasil uma ditadura militar que governou o país por duas décadas (1964 – 1985),