Explique como ficou a situação do Brasil no 1º ciclo quanto à produção da
borracha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.
Em 1903, o governo brasileiro, em negociação com o governo boliviano, adquire oficialmente o controle do Estado do Acre, mediante o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas, da entrega de territórios do Mato Grosso e da construção de uma ferrovia para escoar os produtos da Amazônia.
Em 1910, tem início a concorrência da Hevea brasiliensis plantada na Ásia, utilizando aquelas sementes contrabandeadas décadas antes e produzindo a custos muito inferiores aos da mata nativa no Brasil.
Isso provoca uma queda brusca no preço do látex, tornando impossível a exploração comercial da borracha amazônica. Com isso, a fabricação de borracha brasileira entra em crise, paralisando a economia nas regiões produtoras.
O primeiro ciclo da borracha que ocorreu no cenário brasileiro teve início por volta de 1870, quando tal atividade passou a ser extremamente lucrativa para o governo brasileiro, e por tal razão, passou a ser ampliada e consolidada no norte do Brasil.
O primeiro ciclo da borracha
Por ser extremamente rentável, o primeiro ciclo fez que a região norte do país ganhasse ocupação populacional e alterações geográficas atreladas a urbanização. Entretanto, em decorrência das concorrências internacionais, logo o primeiro ciclo vivenciou o seu declínio.
Saiba mais sobre o ciclo da borracha em: https://brainly.com.br/tarefa/1628481