Explique como está organizada a religião maia e relacione as crenças religiosas desse povo com as práticas de sacrifício que ele se realizar
Soluções para a tarefa
O politeísmo regia a estrutura religiosa da sociedade maia. Os deuses estavam diretamente ligados ao trabalho e à vida cotidiana. Os povos pediam auxílio dos deuses para a realização de atividades como a agricultura, a boa colheita, além da proteção em conflitos e batalhas.
As práticas de sacrifício está atrelada à religiosidade dos povos maias que buscavam a ajuda dos deuses alimentando-os com sangue em papel córtex ou ainda o sacrifício humano em troca de um benefício coletivo, por exemplo, uma boa colheita.
O politeísmo maia e os sacrifícios aos deuses
O panteão maia era dividido em três;
- Céu: continha treze divindades maiores
- Terra: sete divindades
- Subterrâneo: nove divindades
Os deuses estavam relacionados à economia, que era baseada na plantação e colheita de milho, diretamente relacionados aos deuses do céu e do sol.
Os maias buscavam contato com o sobrenatural por meio de rituais. Dentre esses rituais, destacam-se:
- O incensamento: praticado pela nobreza, buscava a visão dos mundo espiritual e consistia no uso de incensos, plantas ou sangria, realizada com um corte no corpo, o recolhimento do sangue em papel córtex e a queima, para que a nuvem de fumaça alimentasse os deuses.
- O sacrifício humano: a prática de sacrificar um indivíduo em troca de benefícios ou apaziguamento dos deuses. Uma famosa técnica era a do afogamento, sendo o Poço dos Sacrifícios um local destinado a essa prática.
Aprenda mais sobre os maias em: https://brainly.com.br/tarefa/46628348#
#SPJ4